(RE)CONSTRUINDO IDENTIDADES SOCIAIS: O CASO DOS "TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA" EM DESCALVADO-SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144819607Palavras-chave:
Identidade Social, Mediação Política, Assentamentos RuraisResumo
O trabalho analisa a demanda da política de assentamentos rurais no município de Descalvado-SP como parte do processo de construção de novas identidades sociais e a partir dos espaços de mediação política. O objetivo geral foi compreender os processos de construção da identidade social de "sem terra" e a demanda por terra nesse município. A metodologia para coleta de dados incluiu a observação participante nas reuniões do movimento social no município e entrevistas semiestruturadas com os trabalhadores rurais envolvidos com o processo, bem como com a liderança local do movimento. Os resultados evidenciam que os atores inseridos precariamente nos circuitos de valorização do capital são portadores de afinidades socioculturais e que quando estabelecem redes de articulação social entre eles e os movimentos sociais, constroem estratégias de ação coletiva para a intervenção do Estado em situações de conflito por território.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Lucas Magno, Sheila Maria Doula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.