RACISMO RECREATIVO NOS AMBIENTES DE ENSINO: RELATOS DE EDUCADORES/AS NEGROS/AS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510172668

Palabras clave:

Educação, Racismo, Docentes

Resumen

O racismo é um fenômeno que abrange todos os ambientes da sociedade, inclusive a educação, sendo assim, para combatê-lo, é preciso uma luta incessante da sociedade mundial. A presente pesquisa tem como objetivo discutir como o racismo recreativo afeta as vivências e existências de professores/as negros/as nos ambientes de ensino. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de viés qualitativo e, como procedimento metodológico, realizou-se uma revisão de literatura sobre os conceitos empregados na pesquisa, seguida da organização de um questionário, respondido por 13 professores/as negros/as que atuam em instituições de ensino do município de Londrina, Paraná. Ao final da pesquisa, conclui-se que as manifestações do racismo recreativo nos ambientes de ensino ainda são latentes, e nem mesmo os/as docentes que conquistaram minimamente uma ascensão social, estão isentos/as dessa opressão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Felipe Ramos, Univeridade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia e Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e avaliador de banca de heteroidentificação da Universidade Estadual de Londrina

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Cursou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2003), graduada em licenciatura em Geografia (2000) e Bacharelado (2002). Atualmente é professora associada do curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Especialização em Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Londrina, professora do Programa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2024-10-03

Cómo citar

RAMOS, G. F.; CAMPOS, M. de C. RACISMO RECREATIVO NOS AMBIENTES DE ENSINO: RELATOS DE EDUCADORES/AS NEGROS/AS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 285–299, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510172668. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/72668. Acesso em: 20 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos