RACISMO RECREATIVO NOS AMBIENTES DE ENSINO: RELATOS DE EDUCADORES/AS NEGROS/AS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510172668Palavras-chave:
Educação, Racismo, DocentesResumo
O racismo é um fenômeno que abrange todos os ambientes da sociedade, inclusive a educação, sendo assim, para combatê-lo, é preciso uma luta incessante da sociedade mundial. A presente pesquisa tem como objetivo discutir como o racismo recreativo afeta as vivências e existências de professores/as negros/as nos ambientes de ensino. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de viés qualitativo e, como procedimento metodológico, realizou-se uma revisão de literatura sobre os conceitos empregados na pesquisa, seguida da organização de um questionário, respondido por 13 professores/as negros/as que atuam em instituições de ensino do município de Londrina, Paraná. Ao final da pesquisa, conclui-se que as manifestações do racismo recreativo nos ambientes de ensino ainda são latentes, e nem mesmo os/as docentes que conquistaram minimamente uma ascensão social, estão isentos/as dessa opressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Felipe Ramos, Margarida de Cássia Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.