AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DO GEOPORTAL DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) COM A METODOLOGIA THINK ALOUD
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259768211Palabras clave:
Dados Geoespaciais, Teste de usabilidade, Infraestruturas de Dados EspaciaisResumen
A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), a plataforma principal de dados geoespaciais do Brasil, é o foco deste artigo que avalia a usabilidade do seu geoportal. A INDE, por meio do seu portal, oferece acesso a dados geoespaciais e metadados de diversas instituições públicas. Para a avaliação de usabilidade, foram realizadas provas de tarefas utilizando a metodologia Think Aloud e aplicação do questionário SUS (System Usability Scale) através de entrevistas e questionário online. Embora os testes tenham demonstrado um índice de sucesso significativo, os participantes expressaram dificuldades na execução das tarefas, destacando o visualizador de mapas como o aspecto mais problemático do portal, devido à forma como os dados são apresentados. Esta apresentação pode ser um obstáculo para usuários não especializados, podendo até levar à desistência no processo de obtenção de dados. Os resultados obtidos através das entrevistas e questionários remotos enfatizam a necessidade e viabilidade de aplicar uma metodologia que leve em conta a opinião dos usuários na criação de sistemas eficazes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jaqueline Lima Amorim, Vinicius Emmel Martins, Silvana Philippi Camboim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.