AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DO GEOPORTAL DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) COM A METODOLOGIA THINK ALOUD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259768211

Palavras-chave:

Dados Geoespaciais, Teste de usabilidade, Infraestruturas de Dados Espaciais

Resumo

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), a plataforma principal de dados geoespaciais do Brasil, é o foco deste artigo que avalia a usabilidade do seu geoportal. A INDE, por meio do seu portal, oferece acesso a dados geoespaciais e metadados de diversas instituições públicas. Para a avaliação de usabilidade, foram realizadas provas de tarefas utilizando a metodologia Think Aloud e aplicação do questionário SUS (System Usability Scale) através de entrevistas e questionário online. Embora os testes tenham demonstrado um índice de sucesso significativo, os participantes expressaram dificuldades na execução das tarefas, destacando o visualizador de mapas como o aspecto mais problemático do portal, devido à forma como os dados são apresentados. Esta apresentação pode ser um obstáculo para usuários não especializados, podendo até levar à desistência no processo de obtenção de dados. Os resultados obtidos através das entrevistas e questionários remotos enfatizam a necessidade e viabilidade de aplicar uma metodologia que leve em conta a opinião dos usuários na criação de sistemas eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Lima Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Atualmente é mestranda em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia e bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Atualmento atua como vice presidente do Grupo de extensão universitaria e capitulo do Youth Mappers Mapeadores livres UFPR e secretária da União dos Mapeadores Brasileiros do Openstreetmap (UMBRAOSM). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento urbano e ordenamento territorial, Direito à cidade, Sistema de informação geográfica, Infraestrutura de dados espaciais.

Vinicius Emmel Martins, Universidade Federal do Paraná

Possui formação no curso Técnico em Agropecuária Colégio Est. Téc. Agropecuário Dr. Zeno Pereira Luz - Encruzilhada do Sul/RS. Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus - Itaqui/ RS. Tem experiência de campo na implementação do Cadastro Técnico Municipal e Processamento de dados Georreferenciados. Realizou estudos na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto. Atualmente é acadêmico do programa de pós-graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, matriculado como aluno de doutorado com atuação na área concentrada em Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Silvana Philippi Camboim, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade de Nottingham, Reino Unido (2003) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica, Bancos de Dados Espaciais e Infraestrutura de Dados Espaciais. É chair da Comissão de Open Source Geotechnologies da Associação Cartográfica Internacional, Membro do Conselho da Fundação OSGeo e Vice-chair para a América do Sul da Rede GeoForAll (ICA-ISPRS-OSGeo).

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

AMORIM, J. L.; MARTINS, V. E.; CAMBOIM, S. P. AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DO GEOPORTAL DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) COM A METODOLOGIA THINK ALOUD. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 106–119, 2024. DOI: 10.14393/RCG259768211. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68211. Acesso em: 1 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos