ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS OCUPADOS POR CONTA PRÓPRIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES: Microdados, períodos de crise e desigualdade

Autores/as

  • Edilson Cavalcante de Oliveira Júnior
  • Eneida Maria Souza Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG186305

Palabras clave:

Demografia, Estatística, Geografia, Planejamento.

Resumen

A pesquisa busca compreender a situação previdenciária dos ocupados por conta própria no município de Vitória/ES, levando em consideração dois momentos temporais: 2010, de boa economia; e 2016, de retração. Para tal, utiliza microdados e análises estatísticas referentes ao Censo 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua/2° trimestre 2016. Procurando esclarecer quais fatores de incentivo ou prejuízo para a categoria, os resultados demonstram que, apesar da ligeira diminuição no número dos ocupados por conta própria, houve acréscimo na taxa dos contribuintes previdenciários, em parte pelas iniciativas governamentais de desburocratização e desoneração fiscal. Entretanto, a pesquisa também revela que o planejamento previdenciário é deficiente entre aqueles autodeclarados pretos ou pardos, além de não contar com índices gerais ideais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edilson Cavalcante de Oliveira Júnior

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santos - FAPES

Eneida Maria Souza Mendonça

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Publicado

2017-09-29

Cómo citar

CAVALCANTE DE OLIVEIRA JÚNIOR, E.; MARIA SOUZA MENDONÇA, E. ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS OCUPADOS POR CONTA PRÓPRIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES: Microdados, períodos de crise e desigualdade. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 63, p. 110–132, 2017. DOI: 10.14393/RCG186305. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37410. Acesso em: 6 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos