ANÁLISE COMPARATIVA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS DE 2008, 2013 E 2022 NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM PELA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HÍDRICAS, CLIMÁTICAS E GEOMORFOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610777819Palabras clave:
Merge, Banhado, Estiagem, Anomalia, RamsarResumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise comparativa dos principais registros de incêndios florestais ocorridos na ESEC Taim após sua definição como unidade de conservação. Para tanto, este trabalho propõe utilizar imagens de satélite para identificar as áreas de incêndios florestais, aplicar o método NDVI para avaliá-los, analisar as condições climáticas por meio da precipitação e identificar as anomalias de precipitação dos últimos 22 anos, considerando os meses e estações de ocorrência dos incêndios. Os resultados identificaram que, em 2008, 51,22% da área total queimada atingiu o Taim; em 2013, 65,47%; e em 2022, 98,52%. Quanto às anomalias de precipitação, todos os meses e estações em que ocorreram incêndios florestais registraram anomalias negativas de precipitação. Entre os meses em que ocorreram incêndios florestais, dezembro de 2022 registrou o maior valor negativo. Entre as estações, o verão de 2008 foi o que registrou a maior anomalia negativa de precipitação. Verificou-se que todos os fenômenos estavam ligados à La Niña e ao SAM positivo, fatores que possibilitaram a ocorrência de estiagem e o consequente favorecimento de incêndios florestais na região.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ananda Muller Postay de Lima, Tainã Costa Peres, Francisco Eliseu Aquino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




