ANÁLISE COMPARATIVA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS DE 2008, 2013 E 2022 NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM PELA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HÍDRICAS, CLIMÁTICAS E GEOMORFOLÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610777819

Palabras clave:

Merge, Banhado, Estiagem, Anomalia, Ramsar

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise comparativa dos principais registros de incêndios florestais ocorridos na ESEC Taim após sua definição como unidade de conservação. Para tanto, este trabalho propõe utilizar imagens de satélite para identificar as áreas de incêndios florestais, aplicar o método NDVI para avaliá-los, analisar as condições climáticas por meio da precipitação e identificar as anomalias de precipitação dos últimos 22 anos, considerando os meses e estações de ocorrência dos incêndios. Os resultados identificaram que, em 2008, 51,22% da área total queimada atingiu o Taim; em 2013, 65,47%; e em 2022, 98,52%. Quanto às anomalias de precipitação, todos os meses e estações em que ocorreram incêndios florestais registraram anomalias negativas de precipitação. Entre os meses em que ocorreram incêndios florestais, dezembro de 2022 registrou o maior valor negativo. Entre as estações, o verão de 2008 foi o que registrou a maior anomalia negativa de precipitação. Verificou-se que todos os fenômenos estavam ligados à La Niña e ao SAM positivo, fatores que possibilitaram a ocorrência de estiagem e o consequente favorecimento de incêndios florestais na região.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ananda Muller Postay de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Geógrafa, mestra em Geografia pela mesma instituição. Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em sensoriamento remoto e geoprocessamento, atua como geógrafa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

  • Tainã Costa Peres, Universidade Federal de Pelotas

    Doutora em Geografia pela UFRGS, Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Bacharela em Geografia pela FURG e Técnica em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia – campus Rio Grande.

  • Francisco Eliseu Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor associado do Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Geografo, mestrado em Geologia Marinha e doutorado em Geociências pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (UFRGS) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Climatologista, que desenvolve pesquisas com ênfase em meteorologia e climatologia polar e subtropical, eventos extremos, teleconexões, monitoramento de massas de gelo, emergência climática e o Brasil.

Publicado

2025-10-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LIMA, Ananda Muller Postay de; PERES, Tainã Costa; AQUINO, Francisco Eliseu. ANÁLISE COMPARATIVA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS DE 2008, 2013 E 2022 NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAIM PELA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HÍDRICAS, CLIMÁTICAS E GEOMORFOLÓGICAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 107, p. 178–198, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610777819. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77819. Acesso em: 5 dec. 2025.