VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE E QUANTIDADE DE ÁGUA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PICO, VARGEM SP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610776922

Palabras clave:

Uso da terra, Monitoramento da vazão, Geotecnologias

Resumen

O objetivo caracterizar a variabilidade espaço-temporal da qualidade e da quantidade de água na bacia hidrográfica do Ribeirão do Pico, Vargem (SP). A caracterização do meio físico, sobre relevo, uso e ocupação das terras, e hidrografia. A qualidade da água foi obtida por meio de uma sonda HORIBA U-50. O monitoramento da vazão foi em seis pontos ao longo do curso d'água principal. A bacia hidrográfica foi estratificada em seis compartimentos. Entre setembro de 2016 e agosto de 2019, foram coletadas 38 amostras de água, com as respectivas medições de vazão. Todos os cálculos e gráficos foram feitos no software Excel. Os resultados comprovaram que a floresta nativa ocorreu em somente 55% das APPs, com consequências como o aumento de sólidos totais dissolvidos na água, da turbidez e da temperatura. As oscilações dos parâmetros de pH, oxigênio dissolvido e potencial redox indicam a presença de excesso de material orgânico no curso d'água, associado à ocupação irregular das APPs. Apesar de o Ribeirão do Pico ser enquadrado na Classe 1 pela Resolução CONAMA 357/2005, esse estudo constatou a ocorrência de alguns pontos que devem ser considerados para a preservação e a manutenção desse manancial de abastecimento de Vargem (SP).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Henrique Freguglia Aiello, Universidad Estatal Paulista

    Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ESALQ-USP. Mestrado pelo Instituto Agronômico de Campinas em Agricultura Tropical e Subtropical em Gestão de Recursos Agroambientais. Doutorando na Universidade Estadual Paulista – UNESP Campos Sorocaba em Ciências Ambientais.

  • Jener Fernando Leite de Moraes, Agronomical Institute of Campinas

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” - UNESP (1988), mestrado e Doutorado em Ciências, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP (1995). Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Agronômico e professor do curso de Mestrado e Doutorado em Agricultura Tropical e Sub-tropical.

  • Afonso Peche Filho, Agronomical Institute of Campinas

    Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia de Água e Solo pela UNICAMP. Doutor em Ciências Ambientais pela UNESP. Atualmente, pesquisador científico nível VI no Centro de Engenharia e Automação do IAC.

Publicado

2025-10-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AIELLO, Luiz Henrique Freguglia; MORAES, Jener Fernando Leite de; PECHE FILHO, Afonso. VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE E QUANTIDADE DE ÁGUA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PICO, VARGEM SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 107, p. 92−112, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610776922. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/76922. Acesso em: 5 dec. 2025.