VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA QUALIDADE E QUANTIDADE DE ÁGUA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PICO, VARGEM SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610776922Palavras-chave:
Uso da terra, Monitoramento da vazão, GeotecnologiasResumo
O objetivo caracterizar a variabilidade espaço-temporal da qualidade e da quantidade de água na bacia hidrográfica do Ribeirão do Pico, Vargem (SP). A caracterização do meio físico, sobre relevo, uso e ocupação das terras, e hidrografia. A qualidade da água foi obtida por meio de uma sonda HORIBA U-50. O monitoramento da vazão foi em seis pontos ao longo do curso d'água principal. A bacia hidrográfica foi estratificada em seis compartimentos. Entre setembro de 2016 e agosto de 2019, foram coletadas 38 amostras de água, com as respectivas medições de vazão. Todos os cálculos e gráficos foram feitos no software Excel. Os resultados comprovaram que a floresta nativa ocorreu em somente 55% das APPs, com consequências como o aumento de sólidos totais dissolvidos na água, da turbidez e da temperatura. As oscilações dos parâmetros de pH, oxigênio dissolvido e potencial redox indicam a presença de excesso de material orgânico no curso d'água, associado à ocupação irregular das APPs. Apesar de o Ribeirão do Pico ser enquadrado na Classe 1 pela Resolução CONAMA 357/2005, esse estudo constatou a ocorrência de alguns pontos que devem ser considerados para a preservação e a manutenção desse manancial de abastecimento de Vargem (SP).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Henrique Freguglia Aiello, Jener Fernando Leite de Moraes, Afonso Peche Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





