CONSCIÊNCIA SOCIAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PELO PRISMA DA CARTOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL DO MOVIMENTO ORLEANS VIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610474483

Palabras clave:

Justiça Ambiental, Grupo Focal, Mineração, Lutas sociais

Resumen

A pesquisa trata da justiça ambiental como consciência socioambiental a partir da visão de um movimento social no município de Orleans, Santa Catarina. Objetiva-se analisar as formas de organização social para o enfrentamento de injustiças ambientais realizadas pelo Movimento Orleans Viva (MOV) - Guardiões do Costão, assim como compreender as formas de organização e conscientização socioambiental desenvolvidas pelo Movimento. Como método de pesquisa se utilizou a revisão integrativa, grupo focal, linha do tempo e cartografia social para se compreender tais nuances que envolvem o movimento, desde sua concepção até suas lutas recentes. Por meio da pesquisa, foi possível compreender que o MOV, ao se caracterizar como um movimento social de conscientização e ação socioambiental, torna-se um objeto privilegiado no qual a consciência social e socioambiental é evidenciada por meio da luta pela justiça ambiental.

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Biografía del autor/a

  • Gisele da Silva Rezende da Rosa, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC/2023). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC/2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2014). É Professora III (Pedagoga) efetiva da Secretária Municipal de Educação de Criciúma/SC. Pesquisadora Associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Tem experiência na área de Formação Humana atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho Docente; Filosofia da Educação; Teorias da Aprendizagem; Processos Pedagógicos da Educação Infantil; Estágio I - Educação Infantil; Gestão de Processos Educativos; Educação e Direitos Humanos; Estágio II - Anos Iniciais.); Reflexões sobre atuação no ensino religioso em espaços educacionais; Estado, sociedade e educação.

  • Juliano Bitencourt Campos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutor em Quaternário, Materiais e Culturas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Portugal (UTAD/2015), com reconhecimento de diploma no Brasil de Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP/2016). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC/2010). Especialização em Arqueologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI/2008). Graduado em História (UNESC/2002). Atualmente é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC). Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2 do CNPQ. Professor Associado dos Departamentos de História, Geografia, Gestão de Turismo e Ciências Biológicas da UNESC. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS/UNESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território Certificado pelo CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, indígenas e de Minorias (NEAB/UNESC). Editor da Revista de Extensão da UNESC. Investigador pleno do Instituto Terra e Memória (ITM/Portugal) enquadrado pelo Cluster de Quaternário do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (Portugal). Membro do Comitê Educacional e Cientifico (CEC) do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Membro da Cátedra UNESCO Unitwin em Fronteiras e Migrações, sediada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Conselho Editorial da Associação Internacional para as Humanidades e a Gestão Cultural Integrada das Paisagens (APHELEIA). Consultor Científico na ARQUEOSUL Arqueologia e Gestão do Patrimônio. É sócio efetivo na Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

  • Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC; Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS).

  • Juliana Debiasi Menegasso, Pesquisadora independente

    Doutora e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Especialista (Latu Sensu) em Educação pela Fundação Educacional Barriga Verde - Febave. Graduada em Geografia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Professora efetiva de Geografia na rede estadual de educação de Santa Catarina, na escola de Educação Básica Costa Carneiro. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT).

  • Tayse Borghezan Nicoladelli, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Possui Graduação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011) em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental. Trabalha atualmente como Líder Técnica do Programa IntegraTUR na Unesc, é Sócia Proprietária do Pouso Minador. Desenvolve estudos e projetos vinculados aos temas: Planejamento Territorial, Produção do Espaço Urbano/Rural, Turismo e Desenvolvimento Local, Turismo e Geotecnologias.

  • Thaise Sutil, Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial

    Doutora (2022) e Mestra (2018) em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), vinculada ao Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial - LabPGT. Graduada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia com ênfase em Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs (2015). Tem experiência com uso de Sistemas Geográficos de Informação, Geoprocessamento, Geovisualização e Geodesign. Vem atuando com a temática das Áreas Protegidas com ênfase nas Áreas de Proteção Ambiental (APA), Diagnósticos Socioambientais, Zoneamento e Processos Participativos.

  • José Gustavo Santos da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutorando em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC), com período de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD - Portugal). Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC). Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

  • Jairo José Zocche, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Graduado Ciências Habilitação Biologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC/1984), mestre em Ecologia, pelo PPG-ECO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1989), doutor em Ciências pelo PPG-BOTÂNICA (UFRGS/2002) e Pós-Doutor em Biologia da Conservação de Cinclodes pabsti Sick, 1969 (Furnariidae) pelo Departamento de Zoologia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/2011). Atualmente é professor titular na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da UNESC, Coordenador do Laboratório de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados, UNESC, Anilhador sênior credenciado junto ao SNA/CEMAVE. Desenvolve estudos em Ecologia de Paisagem e de Vertebrados (ênfase em herpetologia, ornitologia e mastozoologia); Ecologia e manejo de ecossistemas alterados (ênfase em metais pesados no solo, plantas e animais em áreas de mineração de carvão); Gerenciamento Territorial e; Arqueologia da paisagem.

Publicado

2025-04-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ROSA, Gisele da Silva Rezende da; CAMPOS, Juliano Bitencourt; SILVA, Alex Sander da; MENEGASSO, Juliana Debiasi; NICOLADELLI, Tayse Borghezan; SUTIL, Thaise; SILVA, José Gustavo Santos da; ZOCCHE, Jairo José. CONSCIÊNCIA SOCIAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PELO PRISMA DA CARTOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL DO MOVIMENTO ORLEANS VIVA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 104, p. 68–85, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610474483. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74483. Acesso em: 5 dec. 2025.