CONSCIÊNCIA SOCIAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PELO PRISMA DA CARTOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL DO MOVIMENTO ORLEANS VIVA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610474483Palavras-chave:
Justiça Ambiental, Grupo Focal, Mineração, Lutas sociaisResumo
A pesquisa trata da justiça ambiental como consciência socioambiental a partir da visão de um movimento social no município de Orleans, Santa Catarina. Objetiva-se analisar as formas de organização social para o enfrentamento de injustiças ambientais realizadas pelo Movimento Orleans Viva (MOV) - Guardiões do Costão, assim como compreender as formas de organização e conscientização socioambiental desenvolvidas pelo Movimento. Como método de pesquisa se utilizou a revisão integrativa, grupo focal, linha do tempo e cartografia social para se compreender tais nuances que envolvem o movimento, desde sua concepção até suas lutas recentes. Por meio da pesquisa, foi possível compreender que o MOV, ao se caracterizar como um movimento social de conscientização e ação socioambiental, torna-se um objeto privilegiado no qual a consciência social e socioambiental é evidenciada por meio da luta pela justiça ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gisele da Silva Rezende da Rosa, Juliano Bitencourt Campos, Alex Sander da Silva, Juliana Debiasi Menegasso, Tayse Borghezan Nicoladelli, Thaise Sutil, José Gustavo Santos da Silva, Jairo José Zocche

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





