GOIÂNIA, BRASÍLIA E BELO HORIZONTE: PAISAGENS SENSÍVEIS E IMAGENS CULTURAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207042002

Palabras clave:

Imaginário, Brasil, Metrópoles Contemporâneas, Paisagem Urbana, Sensibilidade

Resumen

Muitas transformações ocorrem no mundo urbano a partir de mudanças estéticas, culturais e atitudinais que inovam nos artefatos urbanos, seus usos, no modo de sentir e se relacionar com tais estruturas. As cidades de Goiânia, Brasília e Belo Horizonte foram capitais planejadas e, atualmente, já acumulam temporalidades e constituem-se em metrópoles contemporâneas, nas quais buscamos analisar o rompimento com a imagem predominante da modernidade e a incorporação nas suas paisagens da cena pós-moderna. O foco dessa pesquisa consistiu em compreender as paisagens culturais dessas cidades e sua relação com o imaginário. As cidades, à medida que adensam a temporalidade, apresentam mais transformações no âmbito cultural e identitário. Goiânia, Brasília e Belo Horizonte, porém, rompem com o estigma do “eternamente novo” da modernidade, ao consolidar seus patrimônios tombados e a constituição da memória urbana no espaço. Como novas metrópoles, em suas paisagens emergem novas práticas, novos espaços culturais, novos modos sensíveis de se relacionar com a cidade e novos lugares que abrigam sujeitos plurais cada vez mais ávidos de uma paisagem cultural.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Valéria Cristina Pereira da Silva, Universidade Federal de Goiás

    GEIPaT - Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade

    IESA - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais

  • Givaldo Ferreira Corcinio Junior, Universidade Federal de Goiás (UFG) Agência Brasil Central de Comunicação (ABC)

    Doutorando em História pelo programa de pós graduação em História, da Faculdade de História (PPGH-FH) da UFG , Mestre em Comunicação pelo programa de comunicação social da Faculdade de Informação e Comunicação (PPGC-FIC) da UFG

    Participa do GEIPaT - Grupo de Estudos de Imaginário, Paisagem e Transculturalidade

Publicado

2019-08-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SILVA, Valéria Cristina Pereira da; FERREIRA CORCINIO JUNIOR, Givaldo. GOIÂNIA, BRASÍLIA E BELO HORIZONTE: PAISAGENS SENSÍVEIS E IMAGENS CULTURAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 70, p. 20–35, 2019. DOI: 10.14393/RCG207042002. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42002. Acesso em: 5 dec. 2025.