AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DO GEOPORTAL DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) COM A METODOLOGIA THINK ALOUD
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259768211Palavras-chave:
Dados Geoespaciais, Teste de usabilidade, Infraestruturas de Dados EspaciaisResumo
A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), a plataforma principal de dados geoespaciais do Brasil, é o foco deste artigo que avalia a usabilidade do seu geoportal. A INDE, por meio do seu portal, oferece acesso a dados geoespaciais e metadados de diversas instituições públicas. Para a avaliação de usabilidade, foram realizadas provas de tarefas utilizando a metodologia Think Aloud e aplicação do questionário SUS (System Usability Scale) através de entrevistas e questionário online. Embora os testes tenham demonstrado um índice de sucesso significativo, os participantes expressaram dificuldades na execução das tarefas, destacando o visualizador de mapas como o aspecto mais problemático do portal, devido à forma como os dados são apresentados. Esta apresentação pode ser um obstáculo para usuários não especializados, podendo até levar à desistência no processo de obtenção de dados. Os resultados obtidos através das entrevistas e questionários remotos enfatizam a necessidade e viabilidade de aplicar uma metodologia que leve em conta a opinião dos usuários na criação de sistemas eficazes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jaqueline Lima Amorim, Vinicius Emmel Martins, Silvana Philippi Camboim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.