AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DO GEOPORTAL DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) COM A METODOLOGIA THINK ALOUD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259768211

Palavras-chave:

Dados Geoespaciais, Teste de usabilidade, Infraestruturas de Dados Espaciais

Resumo

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), a plataforma principal de dados geoespaciais do Brasil, é o foco deste artigo que avalia a usabilidade do seu geoportal. A INDE, por meio do seu portal, oferece acesso a dados geoespaciais e metadados de diversas instituições públicas. Para a avaliação de usabilidade, foram realizadas provas de tarefas utilizando a metodologia Think Aloud e aplicação do questionário SUS (System Usability Scale) através de entrevistas e questionário online. Embora os testes tenham demonstrado um índice de sucesso significativo, os participantes expressaram dificuldades na execução das tarefas, destacando o visualizador de mapas como o aspecto mais problemático do portal, devido à forma como os dados são apresentados. Esta apresentação pode ser um obstáculo para usuários não especializados, podendo até levar à desistência no processo de obtenção de dados. Os resultados obtidos através das entrevistas e questionários remotos enfatizam a necessidade e viabilidade de aplicar uma metodologia que leve em conta a opinião dos usuários na criação de sistemas eficazes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Lima Amorim, Universidade do Estado da Bahia

    Possui graduação em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Atualmente é mestranda em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia e bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Atualmento atua como vice presidente do Grupo de extensão universitaria e capitulo do Youth Mappers Mapeadores livres UFPR e secretária da União dos Mapeadores Brasileiros do Openstreetmap (UMBRAOSM). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento urbano e ordenamento territorial, Direito à cidade, Sistema de informação geográfica, Infraestrutura de dados espaciais.

  • Vinicius Emmel Martins, Universidade Federal do Paraná

    Possui formação no curso Técnico em Agropecuária Colégio Est. Téc. Agropecuário Dr. Zeno Pereira Luz - Encruzilhada do Sul/RS. Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus - Itaqui/ RS. Tem experiência de campo na implementação do Cadastro Técnico Municipal e Processamento de dados Georreferenciados. Realizou estudos na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto. Atualmente é acadêmico do programa de pós-graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, matriculado como aluno de doutorado com atuação na área concentrada em Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

  • Silvana Philippi Camboim, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade de Nottingham, Reino Unido (2003) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica, Bancos de Dados Espaciais e Infraestrutura de Dados Espaciais. É chair da Comissão de Open Source Geotechnologies da Associação Cartográfica Internacional, Membro do Conselho da Fundação OSGeo e Vice-chair para a América do Sul da Rede GeoForAll (ICA-ISPRS-OSGeo).

Downloads

Publicado

20-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMORIM, Jaqueline Lima; MARTINS, Vinicius Emmel; CAMBOIM, Silvana Philippi. AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DO GEOPORTAL DA INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE) COM A METODOLOGIA THINK ALOUD. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 106–119, 2024. DOI: 10.14393/RCG259768211. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68211. Acesso em: 5 dez. 2025.