A PAISAGEM VERNACULAR SEGUNDO PERSPECTIVAS DE SAUER, HOSKINS E JACKSON

Autores

  • Bruno José Rodrigues Frank Universidade Norte do Paraná-UNOPAR e Universidade Estadual de Londrina-UEL.
  • Humberto Yamaki Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave:

PPaisagem Vernacular, Epistemologia, Geografia Cultural.

Resumo

A Paisagem Vernacular pode ser definida como uma das categorias da Paisagem Cultural e se caracteriza, em linhas gerais, por sua conexão primária com a funcionalidade, decorre daí sua gênese e transformação e de sua relação com a disponibilidade natural e material do local onde ocorrem. Por serem consideradas versáteis e de difícil catálogo acabam passando despercebidas no debate acadêmico. Os autores retratos neste artigo trazem direta ou indiretamente contribuições fundamentais para a compreensão do escopo e dos métodos de análise e classificação da Paisagem Vernacular. Carl Sauer é um autor altamente reconhecido e muito discutido na Geografia, sua vasta produção ainda oferece subsídios para o entendimento da paisagem cultural. William George Hoskins por sua vez é um nome pouco reconhecido na Geografia, no entanto sua abordagem, fundamentada na História local será fundamental para a definição do alcance e dos limites de uma Paisagem Vernacular. Já John Brickerhoff Jackson é reconhecido, em especial nos círculos da Geografia Humanista e foi pioneiro na definição do próprio conceito de Paisagem Vernacular. Apresentamos as principais idéias e conceitos em cada um destes autores através de uma revisão bibliográfica comparada. E a partir de suas contribuições traçamos um quadro geral de suas potencialidades para a discussão da Paisagem Vernacular. Neste quadro esboçamos a potencialidade das principais linhas de força da pesquisa em Paisagem Vernacular.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno José Rodrigues Frank, Universidade Norte do Paraná-UNOPAR e Universidade Estadual de Londrina-UEL.

Professor do curso de Geografia na Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Doutorando pela Universidade Estadual de Londrina.  Membro do Laboratório de Paisagem CTU/UEL.

Humberto Yamaki, Universidade Estadual de Londrina.

Professor Associado e Coordenador do Laboratório de Paisagem da Universidade Estadual de Londrina. Leciona na Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) e no Curso de Arquitetura e Urbanismo (Graduação).

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

FRANK, B. J. R.; YAMAKI, H. A PAISAGEM VERNACULAR SEGUNDO PERSPECTIVAS DE SAUER, HOSKINS E JACKSON. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 65, p. 245–256, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/38851. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos