A PAISAGEM VERNACULAR SEGUNDO PERSPECTIVAS DE SAUER, HOSKINS E JACKSON
Palavras-chave:
PPaisagem Vernacular, Epistemologia, Geografia Cultural.Resumo
A Paisagem Vernacular pode ser definida como uma das categorias da Paisagem Cultural e se caracteriza, em linhas gerais, por sua conexão primária com a funcionalidade, decorre daí sua gênese e transformação e de sua relação com a disponibilidade natural e material do local onde ocorrem. Por serem consideradas versáteis e de difícil catálogo acabam passando despercebidas no debate acadêmico. Os autores retratos neste artigo trazem direta ou indiretamente contribuições fundamentais para a compreensão do escopo e dos métodos de análise e classificação da Paisagem Vernacular. Carl Sauer é um autor altamente reconhecido e muito discutido na Geografia, sua vasta produção ainda oferece subsídios para o entendimento da paisagem cultural. William George Hoskins por sua vez é um nome pouco reconhecido na Geografia, no entanto sua abordagem, fundamentada na História local será fundamental para a definição do alcance e dos limites de uma Paisagem Vernacular. Já John Brickerhoff Jackson é reconhecido, em especial nos círculos da Geografia Humanista e foi pioneiro na definição do próprio conceito de Paisagem Vernacular. Apresentamos as principais idéias e conceitos em cada um destes autores através de uma revisão bibliográfica comparada. E a partir de suas contribuições traçamos um quadro geral de suas potencialidades para a discussão da Paisagem Vernacular. Neste quadro esboçamos a potencialidade das principais linhas de força da pesquisa em Paisagem Vernacular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.