MORFOESTRUTURAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)

Autores

  • Marcelo Martins de Moura-Fé Professor do Depto. Geociências (DEGEO) Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196512

Palavras-chave:

Paisagem, Evolução Geomorfológica, Geomorfologia Estrutural, Patrimônio Geomorfológico, Geodiversidade.

Resumo

A Ibiapaba apresenta lacunas em sua história natural e, por conseguinte, há a necessidade de um maior conhecimento sobre sua evolução geomorfológica e seus respectivos reflexos na paisagem. Uma etapa importante para o preenchimento dessa lacuna passa pela abordagem das feições morfoestruturais. Sendo assim, o objetivo principal desse trabalho é identificar e analisar as morfoestruturas da Ibiapaba e áreas adjacentes, elementos associados à evolução morfoestrutural regional de idade pré-cretácica, cretácica e cenozoica da região noroeste do estado do Ceará. Metodologicamente foram utilizados os pressupostos teóricos da ciência geomorfológica, com ênfase na análise morfoestrutural. Tecnicamente, o contingente metodológico se apoiou nas etapas de gabinete, com detalhados e criteriosos levantamentos bibliográfico e cartográfico, na realização de levantamentos de campo e na análise integrada de todos os dados na etapa de laboratório, com ênfase nos mapeamentos temáticos da Ibiapaba e região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Martins de Moura-Fé, Professor do Depto. Geociências (DEGEO) Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (PPGG-UFC) na modalidade: Dinâmica Ambiental e Territorial. Mestre em Geografia pela UFC (2008), Bacharelado (2006) e Licenciatura Plena (2005) em Geografia pela UFC, Especialização em Auditoria Ambiental (CENTEC, 2012). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA), vinculado ao Departamento de Geociências (DEGEO) / Licenciatura em Geografia. Membro do Laboratório de estudos em Geomorfologia e Pedologia do semiárido (GeoPed) da URCA, onde coordena grupo de estudos e realiza orientações de Iniciação científica. Membro da Comissão de Pesquisa do DEGEO. Tem experiência na área de Geociências / Geografia Física, especialmente em Geomorfologia Estrutural, Ambiental e Aplicada, onde atualmente desenvolve projetos de pesquisa no Geopark Araripe, na Região Metropolitana do Cariri (RMC) e na região da Ibiapaba.

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

Moura-Fé, M. M. de. (2018). MORFOESTRUTURAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL). Caminhos De Geografia, 19(65), 159–179. https://doi.org/10.14393/RCG196512

Edição

Seção

Artigos