Introdução à Geopolítica da Religião: o pentecostalismo e o neopentecostalismo como vetores de poder imperialista

Autores

  • Pâmela Aparecida de Souza Alvarenga Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml
  • Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v17-n1-2026-84601

Palavras-chave:

Geopolítica da Religião, Imperialismo, Pentecostalismo, Neopentecostalismo

Resumo

O presente artigo busca identificar como a fé se relaciona com o poder, o território e a influência entre países na subordinação do Brasil ao imperialismo dos Estados Unidos.  O artigo retoma a definição de geopolítica e mostra como a religião pode projetar poder para além das fronteiras nacionais. Também destaca a trajetória do pentecostalismo e do neopentecostalismo no Brasil, desde as origens nos Estados Unidos até o peso que hoje têm na vida religiosa e política do país.

Biografia do Autor

  • Pâmela Aparecida de Souza Alvarenga, Universidade Federal de Uberlândia

    Discente do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vinculada ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI). Pesquisadora do Núcleo Teoria Anticolonial. 

  • Tulio Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

    Docente dos cursos de graduação e pós-graduação de Geografia do Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva (IGESC) da UFU, tutor PET MEC Geografia – IGESC-UFU. Líder do Núcleo Teoria Anticolonial. 

Downloads

Publicado

2026-10-20

Como Citar

Introdução à Geopolítica da Religião: o pentecostalismo e o neopentecostalismo como vetores de poder imperialista. (2026). Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 17(1), 743-752. https://doi.org/10.14393/OREG-v17-n1-2026-84601

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>