Termos em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex2-v1n2a2016-2Palavras-chave:
Termo, Educação a Distância, Ambiente virtual de aprendizagem TutorialResumo
Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que tem como objeto de estudo a terminologia da Educação a Distância (EAD), especificamente à quela presente em tutoriais elaborados para ambientes virtuais de aprendizagem. Cumpre salientar que estes textos objetivam primordialmente a instrumentalização de professores, tutores e alunos para a utilização de um sistema informatizado baseado em conceitos da EAD. Ao considerar aspectos ligados à natureza do domínio, como a finalidade dos tutoriais e seus destinatários, junto à presença e ao uso da terminologia nos tutoriais, propomos a classificação dos termos em quatro grupos temáticos. Tal classificação expressa um dos resultados alcançados pela pesquisa e permite observar que a EAD, como área do conhecimento, estrutura-se por meio de duas grandes dimensões, as quais são refletidas através de sua terminologia.
Downloads
Referências
ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Ática, 1990.
ARA
CABR
CABR
KRIEGER, M. G. Terminologia e seus objetos de investigação. In: X Simposio Iberoamericano de Terminología, 2006, Montevideo. Actas... Montevideo, 2008. p. 1-8. 1 CD-ROM.
KRIEGER, M. G. Do reconhecimento de terminologias: entre o linguístico e o textual. In: ISQUERDO, A. N.; KRIEGER, M. G. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. v. 2. UFMS/UFRGS: Campo Grande/Porto Alegre, 2004. p. 327-339
KRIEGER, M. G. Terminologia técnico-científica: seu papel no Mercosul. Boletim da Associação Brasileira de Linguística, n. 24, 2001.
KRIEGER, M. G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.
LAURENCE, A. AntConc. Versão 3.2.3w (Windows). Tóquio: AntLab, 2011. Disponível em: http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp. Acesso em: ago. 2011. Programa de computador.
MACIEL, A. M. B. Para o reconhecimento da especificidade do termo jurídico. 258 f. Tese (Doutorado em Letras)
MACIEL, A. M. B. Pertinência pragmática e nomenclatura de um dicionário terminológico. In:
KRIEGER, M. G.; MACIEL, A. M. B. (Orgs.). In: Temas de Terminologia. Porto Alegre/São Paulo: UFRGS/Humanitas/USP, 2001b. p. 275-284.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
SAGER, J. C. A practical course in terminology processing. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 1990. http://dx.doi.org/10.1075/z.44
SANTIAGO, M. S. Unidades fraseológicas especializadas em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem: proposta de um sistema classificatório com base na valência verbal. 223 f. Tese (Doutorado em Letras)
SANTIAGO, M. S. O léxico da Educação a Distância: parâmetros para o reconhecimento terminológico de uma área em desenvolvimento. Domínios de Lingu@gem, v. 5, p. 90-106, 2011.
W
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.