O componente cultural em dicionários
uma análise de exemplos lexicográficos para aprendizes brasileiros de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n2a2020-7Palabras clave:
Exemplos Lexicográficos, Aprendizes brasileiros, Dicionário, Cultura, Língua EspanholaResumen
Propomos, neste artigo, verificar como é tratado o componente cultural em uma amostra de exemplos lexicográficos selecionados nos verbetes de dicionários bilíngues e semibilíngues português-espanhol e monolíngues de espanhol. Analisamos como os enunciados podem auxiliar o aluno brasileiro estudante de espanhol a compreender a cultura hispanofalante e se os exemplos oferecem informações estereotipadas. Para as análises, selecionamos cinco unidades e quatro dicionários disponíveis em suportes impresso e digital e verificamos o componente cultural nos exemplos. Notamos que alguns dicionários possuem exemplos mais gerais que não incluem dados sobre a cultura, outros, por sua vez, os possuem de forma evidente e com informações relevantes para o consulente, por isso, constatamos que algumas das obras selecionadas podem servir como materiais complementares para a aprendizagem cultural dos estudantes de espanhol.
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