Definição terminológica do campo conceitual de equações da matemática
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n2a2020-1Palabras clave:
Terminologia, Definição Terminológica, Matemática, Campo conceitual, EquaçõesResumen
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). O tema insere-se na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvido no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) e no Laboratório de Língua de Sinais Brasileira (LabLibras) da UnB. O objeto de estudo é constituído pelas definições dos termos matemáticos relacionados ao campo conceitual equações, encontradas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD e em dicionários especializados de matemática. O público-alvo são os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental até o 3º no Ensino Médio, visto que o conteúdo de equações perpassa todos esses anos letivos. O objetivo deste trabalho é analisar as definições e apresentar proposta de definições reformuladas. Para tanto, o método empregado na pesquisa foi o analítico-descritivo. Como procedimentos metodológicos, adotamos os seguintes percursos: i) coleta dos termos e das definições; ii) análise das definições e iii) reformulação das definições segundo a proposta de ficha de reformulação de definição de Nascimento (2016, p. 99). Como resultado, apresentamos as definições reformuladas para 30 termos que compõem o campo conceitual de equações.
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