O uso de dicionários e tradutores on-line no Teletandem

um estudo exploratório

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex8-v4n2a2019-2

Palabras clave:

Lexicografia pedagógica, Dicionários, Tradutores, Teletandem

Resumen

Este artigo visa fazer um elo entre as áreas da Lexicografia Pedagógica e de Aprendizagem de Línguas por meio de telecolaboração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujo objeto é o uso de dicionários e programas de tradução no contexto Teletandem por parte dos participantes. Os dados foram coletados no Laboratório de Idiomas da FCLAr por meio de gravação das sessões de mediação e entrevistas. Os resultados sugerem que poucos alunos utilizam essas ferramentas e somente suas versões on-line. Ademais, a escolha entre usar um ou outro depende de circunstâncias específicas, tais como uso para produção e compreensão oral, majoritariamente.

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Biografía del autor/a

Jéssica Sordi Sartori, UNESP

Possui licenciatura e bacharelado em Letras com habilitação em português/ingês (Unesp/FCLAr). Atualmente, é aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/FCLAr), pesquisa sobre Teletandem e mediação e é professora de língua inglesa.

Lizandra Caroline Alves

Licentiate in Portuguese and English languages and their respective literatures  (UNESP- FCL/Assis, 2013-2017). Currently, she is a Master’s Degree Student at UNESP-FCL/Araraquara (2019).

Ana Cristina Biondo Salomão

Docente do departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara. Ela coordena o Projeto Teletandem Brasil em sua unidade (https://teletandem.wixsite.com/fclar) e também é coordenadora do Programa BRaVE (Brazilian Virtual Exchange) na UNESP.

Citas

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Publicado

2020-06-25

Cómo citar

SORDI SARTORI, J.; CAROLINE ALVES, L.; BIONDO SALOMÃO, A. C. O uso de dicionários e tradutores on-line no Teletandem: um estudo exploratório. Revista GTLex, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 254–272, 2020. DOI: 10.14393/Lex8-v4n2a2019-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/51207. Acesso em: 26 dic. 2024.