Análise da distância social em verbetes de dicionários infantis ilustrados
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex4-v2n2a2017-5Palabras clave:
Metalexicografia, Dicionário infantil, Multimodalidade, Distância Social, Gramática do Design VisualResumen
Este trabalho traz a análise de verbetes de duas obras. Estas são dois dicionários consagrados no mercado editorial: Aurelinho. Dicionário Infantil ilustrado da Língua Portuguesa (2008) e Meu Primeiro Dicionário Houaiss (2010). Foram analisados os recursos semióticos presentes em alguns verbetes dessas obras, os quais foram escolhidos tendo como base critérios que priorizassem coincidências de ocorrências entre os dois dicionários. Ao todo, foram analisados 22 verbetes, sendo 11 de cada dicionário, à luz da Multimodalidade e da Metalexicografia. Analisou-se a distância social nos verbetes ilustrados, tendo como base a Teoria da Gramática do Design Visual (GDV), e observou-se a organização dos verbetes dos dicionários infantis, tendo como referência as teorias da Metalexicografia, por meio de estudos de teóricos como Zavaglia (2011), Pontes (2009), dentre outros.
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