Nomes de urna e nomes parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto

Autores/as

  • Eduardo Tadeu Roque Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • Verônica Barçante Machado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-4

Palabras clave:

Antroponímia, Nomes de urna, Nomes parlamentares

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de antropônimos dos vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP). Observa-se a formação dos nomes de urna e dos nomes parlamentares desses políticos, bem como a relação de tais nomes com os apelidos dos seus portadores. Para a definição dos nomes de urna e dos nomes parlamentares, são observados os dispositivos normativos do ordenamento jurídico brasileiro e, para a análise, são adotados pressupostos teóricos da Antroponímia (AMARAL, 2011; BAJO PÉREZ, 2002 e 2008; VAN LANGENDONK, 2007). O corpus do trabalho, constituído por antropônimos dos vereadores das legislaturas iniciadas no período de 1989 a 2013, foi coletado em bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral e da CMOP. Os resultados revelam uma diversidade grande na formação dos antropônimos dos legisladores. Verifica-se que os nomes de urnas tendem a manter as formas antroponímicas pelas quais os candidatos são conhecidos na cidade, sejam elas hipocorísticas ou apelidos. Com respeito aos nomes parlamentares, observa-se que, pelo motivo de não haver uma norma que regulamente sua seleção pelos vereadores eleitos, vários parlamentares conservam os diferentes apelidos que recebiam em momentos pré-eleitorais. A análise permitiu atestar ainda uma grande importância dos apelidos na vida política dos parlamentares da CMOP.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Tadeu Roque Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto da UFMG. Licenciado em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola pela UFMG, mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição e doutor em Letras pela USP.

Verônica Barçante Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Língua Portuguesa e bacharel em Estudos Linguísticos pela UFOP. Mestre em Letras (Estudos da Linguagem) também pela UFOP.

Publicado

2016-02-15

Cómo citar

AMARAL, E. T. R.; MACHADO, V. B. Nomes de urna e nomes parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto. Revista GTLex, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 52–65, 2016. DOI: 10.14393/Lex1-v1n1a2015-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/31721. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a