Terminologia do Turismo: inovação lexical e codificação lexicográfica no campo das atividades de aventura

Autores

  • Ivanir Azevedo Delvizio Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves Universidade Federal de Goiás - Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-12

Palavras-chave:

Terminologia, Turismo, Atividades de Aventura.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do perfil das unidades terminológicas que designam as atividades relacionadas ao turismo de aventura, observando novos termos usados nesse domínio e seu registro em obras lexicográficas e terminográficas. O levantamento das unidades foi realizado com base em um corpus composto por cerca de 50 textos sobre Turismo de Aventura, englobando documentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), manuais do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e textos acadêmicos. O programa de análise lexical usado para armazenamento e processamento dos textos foi o WordSmith Tools. Para verificação da codificação, foram utilizados três dicionários de língua geral e seis dicionários da área de turismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanir Azevedo Delvizio, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Letras Com Habilitação de Tradutor (2003) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, onde também realizou o curso de Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Estudos Linguísticos. Atualmente é professora assistente doutora da UNESP, lecionando as disciplinas de Inglês I e II, Espanhol I e II, Comunicação e Expressão e Redação Científica no curso de Turismo do Câmpus de Rosana. Desenvolve pesquisas na área da Terminologia, Terminologia Bilíngue e Terminografia. Parecerista ad hoc FAPESP.

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás - Catalão

Doutora em Análise Linguística pela UNESP- Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Linguística pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia, especialização em produção de texto pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Letras pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais (1998).

Downloads

Publicado

15-02-2016

Como Citar

Delvizio, I. A., & Gonçalves, S. de C. P. (2016). Terminologia do Turismo: inovação lexical e codificação lexicográfica no campo das atividades de aventura. Revista GTLex, 1(1), 203–231. https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-12