Identificação da terminologia do Licenciamento Ambiental Brasileiro

Autores

  • Caroline Lúcia Costa Moia Chichorro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-8

Palavras-chave:

Terminologia, Terminografia

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta parte da pesquisa voltada ao levantamento dos termos mais relevantes ao domínio do licenciamento ambiental em língua portuguesa, variante brasileira, e tem por finalidade relatar as etapas metodológicas e ferramentas utilizadas para tal. Para o reconhecimento da terminologia do licenciamento ambiental recorreu-se aos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999) e da Linguística de Corpus (SARDINHA, 2004). O corpus da pesquisa é composto por textos da legislação brasileira referente ao licenciamento ambiental, bem como por manuais voltados aos empreendedores, e sua análise se deu com auxílio da ferramenta de pesquisa linguística AntConc. O relato dos procedimentos metodológicos empregados pode vir a contribuir com outros trabalhos na área e auxiliar estudantes interessados na temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Lúcia Costa Moia Chichorro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduaçãem Letras/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; Especialização em Tradução pela Universidade Gama Filho; Mestranda em Letras pela Universidade Federal do RIo Grande do Sul; Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso - SEMA-MT.

Downloads

Publicado

15-02-2016

Como Citar

Chichorro, C. L. C. M. (2016). Identificação da terminologia do Licenciamento Ambiental Brasileiro. Revista GTLex, 1(1), 120–147. https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-8