Extensão universitária:
um texto em questão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-888Palabras clave:
educação, análise da extensão universitária no Brasil, processo político, econômico e culturalResumen
Resumo: A análise da extensão universitária no Brasil só pode ser elucidada pelo processo político, econômico e cultural, inserido na conjuntura histórica. Significa desvendar a posição da extensão no campo educacional, de acordo com a estratégia política do Governo. A extensão constitui um fenômeno isolado, como também estão isolados os outros setores da sociedade. Objetiva-se tentar reuni-los, a fim de clarear a estrutura social que irá elucidar a educação com seus problemas reais e contidos neles a extensão.
Tentando esboçar um quadro que mostre uma articulação com o contexto histórico-concreto, isto é, de acordo com a forma com que a extensão vem se manifestando no seio da organização social, apresentamos as principais tendências ocorridas, esquematicamente. A periodização assume a seguinte configuração: até 1930, fase da economia agrária; de 1930 à 1964, fase de divulgação dos valores, ideais e concepção da nova ordem econômica- industrialização; período pós 64-68, prestação de serviços assistenciais: pós 68 e anos 80, fase da autonomia e democratização - o capital estrangeiro; 1987, criação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão. [...]
Palavras-chave: educação; análise da extensão universitária no Brasil; processo político, econômico e cultural.
Descargas
Citas
ANDES, Proposta das Associações de Docentes e da ANDES para a Universidade Brasileira. Cadernos ANDES, Juiz de Fora, n. 2, julho, 1986, 3. ed. revisada.
BAIBICH, Tania Maria. Perfil nacional da extensão universitária nas universidades públicas brasileiras. Cadernos de Extensão, Curitiba, v. 1, n. 1. out, 1995
BRASIL/MEC/DAU. Plano de Trabalho de Extensão Universitária. Brasilia, 1976. (mimeo)
BRUN, A. O desenvolvimento econômico brasileiro. 10, cd. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
CUNHA, Luiz Antonio. Qual Universidade? São Paulo: Cortez, 1989.
FAGUNDES, José. A função social da universidade medida pela Extensão. Ed Brasileira, Brasilia, v.7. n. 17, Revista CRUB, Brasilia, 1987.
FERREIRA, José Carlos. Ensino, pesquisa e extensão no contexto da sociedade notas para um debate Educação Brasileira, Brasilia, Ano V. n. 11, p. 59 80, jul/dez. 1983.
GARCIA, Pedro Benjamin. Educação: modernização ou independència. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977
GARRAFA, V. (org). Extensão: a universidade construindo saber e cidadania. Relatório de Atividades: 1987-1988. Brasilia: UnB, 1989.
MEC/SESu Nova Universidade: Programa de apoio à Educação Superior. Brasilia, 1985
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA. Plano de trabalho de extensão Universitária. Brasilia: CODAE/DAU, 1975.
PEREIRA, Luiz. Subdesenvolvimento e desenvolvimento. In: PEREIRA, Luiz (org). Subdesenvolvimento e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
REIS, Renato Hilário dos. A institucionalização da Extensão. Texto apresentado no I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão Brasília: UnB, 1987.
ROCHA, Ronai Pires da. O mal estar na Extensão Universitária. Texto apresentado no III Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão, Belém, 1989.
SILVEIRA, Nádia Dumara Ruiz. Universidade Brasileira: a intenção da extensão. São Paulo: Loyola, 1987.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Pró-Reitoria de Extensão. Extensão saber e compromisso social. Relatório de Atividades 1987 1991. Maceió, 1991.
VIEIRA, Sofia Lerche. Universidade Federal nos anos 80: o jogo da política educacional. São Paulo, PUC, 1990. (Tese de Doutorado)
VIEIRA, Sofia Lerche. O discurso sobre a universidade nos anos 80. Educação Brasileira, n. 26, p. 147-53. jan./jul 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Marilúcia de Menezes Rodrigues
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.