Exclusão e retorno do ensino da filosofia nas escolas públicas estaduais mineiras
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-887Palabras clave:
Ensino da Filosofia , Escolas públicas, ExclusãoResumen
Resumo: Este artigo busca revelar as razões políticas, ideológicas e/ou administrativas, que levaram à exclusão da disciplina Filosofia no Ensino Médio das escolas estaduais, em Minas Gerais. Busca, ainda, descrever o contexto de seu retomo, em 1989, através da constituição estadual.
Palavras-chave: ensino de filosofia; escolas públicas estaduais mineiras; exclusão da disciplina de filosofia.
Abstract: This article tries to show the political, ideological and/or administrative reasons, that caused the exclusion of the subject-matter philosophy from the state high schools, in Minas Gerais. It also tries to reveal the context of its return, in 1989, through the new state constitution.
Descargas
Citas
CHAUL, Marilena O que é ideologia 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
CHAUL, Marilena O que é ideologia 2. Lei 5692, Ciências Humanas e Ensino Profissionalizante. Folha de São Paulo São Paulo: 6 jul. 1977, p.3.
FREIRE, Paulo Educação como prático da liberdade. Rio de Janeiro: Par e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo Educação como prático da liberdade. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, Moacir Concepção dialético da educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
GADOTTI, Moacir Concepção dialético da educação. Educação e poder. São Paulo: Cortez, 1991
GADOTTI, Moacir Concepção dialético da educação. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Atica, 1988
GHIRALDELLI Jr. Paulo, História da educação. São Paulo: Cortez, 1991.
MINAS GERAIS Constituição do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Assambleia Legislativa, 1989.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. O ensino de Filosofia no 2 gro da escola brasileira: um percurso histórico até a realidade mineira dos anos 80. São Paulo: PUC, 1993.
SAVIANI, Demerval Educação: do senso comum à consciència filosófica. São Paulo: Cortez, 1989.
SAVIANI, Demerval Educação: Educação brasileira estrutura e sistema. São Paulo: Saraiva, 1978.
SAVIANI, Demerval Educação: Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1989.
SAVIANI, Demerval Educação: Pedagogia histórico-critica primeiras aproximações. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
SILVA, Sérgio Pereira da. Filosofia no ensino médio: a questão do conteúdo Dissertação de Mestrado, U.EU, 1994
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Sérgio Pereira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.