Ethos e Estado Moderno no último Habermas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-864Palabras clave:
Filosofia, Habermas, Teoria Crítica, Estado segundo HabermasResumen
O texto apresenta uma crítica à concepção de Estado apresentada pelo último Habermas. O filósofo alemão encara o estado contemporâneo dentro do modo capitalista (tardio) e considera que o ethos passou pelo processo evolutivo das estruturas normativas, que acompanharam a autonomização e a racionalização de normas e valores. Com Faktizität und Geltung (1992), Habermas quer dar status institucional à sua Teoria do Agir Comunicativo e indica um conteúdo para sua teoria do estado: a democracia. O autor do artigo pretende defender que Habermas recaiu no ethos burguês, ou nunca saiu dele, desde sua tese sobre o espaço público burguês. Essa perspectiva é, além do mais, eurocêntrica e cada vez mais distante da teoria crítica.
Palavras-chave: Filosofia; Habermas; Teoria Crítica; Estado segundo Habermas.
Abstract: This paper aims to present a critique to the recent conception of State in Habermas. The german philosopher still thinks the contemporary State under the (late) capitalist mode of production and considers its underlying ethos as an evolutionary process of normative structures, followed by the autonomization and rationalization of norms and values. With Faktizität und Geltung, Habermas wished to provide an institutional status to his Theory of Communicative Action by reference to democracy. The author of this paper states that Habermas falls back into the bourgeois ethos, since he keeps the ideological background of his former study on public space. This view is eurocentrist and strange to critical theory
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