Teoria reichiana e seus reflexos na educação

Autores/as

  • Maria Veranilda Soares Mota Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807

Palabras clave:

relacionamento, professor-aluno, Reich

Resumen

A preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação.

Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich

 

ABSTRACT:

 

Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationship

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Veranilda Soares Mota, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica - Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Citas

ALBERTINI, Paulo. Reich: história das idéias e formulações para a educação. São Paulo, Agora, 1994.

BAKER, E. F. O labirinto humano: as causas do bloqueio da energia sexual. São Paulo, Summus, 1980.

BOADELLA. D. Nos caminhos de Reich, São Paulo, Summus, 1985.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo, Cultrix, 1982

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro, Objetiva, 1995. MATURANA, H. e VARELA F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. São Paulo, Editorial Psy II, 1995.

MORIN, E. Ciencia com consciência Lisboa, Publicações Europa-América. 1990

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa, Instituto Piaget, 1991.

REICH, Wilhelm. A função do orgasmo, São Paulo, Brasiliense, 1987.

MORIN, E.O assassinato de Cristo. São Paulo, Martins Fontes, 1986.

MORIN, E.A criança do futuro sobre a prevenção da patologia sexual, s/d

MORIN, E. Análise do caráter. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

REICH, Peter Libro de ensueños. Barcelona, Laerte S.A, 1978.

Publicado

2015-10-06

Cómo citar

MOTA, M. V. S. Teoria reichiana e seus reflexos na educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 261–268, 2015. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807. Acesso em: 22 jul. 2024.