O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558Palabras clave:
Educação cívica, Educação pluridimensional, Escola Cultural.Resumen
O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um.
Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural.
Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all.
Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural School
Descargas
Citas
Aepec (1991). Educação pluridimensional e escola cultural. Actas do I congresso da Aepec. Évora: Aepec.
Carvalho, A. D. de (1991). Fundamentos da educação pluridimensional e da escola cultural, in Aepec (Ed.) Educação pluridimensional e escola cultural. Actas do I congresso da Aepec. Évora.
Carvalho, A. D. de (2002). A escola cultural como consciência crítica da sociedade global, in M. F. Patrício (Ed.) Globalização e diversidade. Porto: Porto Editora.
Carvalho, M. S. (1992). As actividades de interacção na escola cultural. Évora: Aepec.
Cortina, A. (2002). La ética de la sociedad civil (4th ed.). Madrid: Anaya.
Crittenden, J. (1992). Beyond individualism. Reconstituting the liberal self Na Iorque: Oxford University Press.
Cunha, P. da (1991). A educação pluridimensional e a reforma educativa, in Aepec (Ed.) Educação pluridimensional e escola cultural. Actas do I congresso da Aepec. Evora: Aepec.
Decreto-Lei no 286/89, de 29 de Agosto (Organização curricular dos ensinos básico e secundário).
Dewey, J. (1997). Democracy and education. Nova Iorque: Simon and Schuster.
Lei no 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo) Marques, R. (1998). A arte de ensinar: dos clássicos aos modelos pedagógicos contemporâneos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
Patrício, M. F. (1988). Projecto para uma educação pluridimensional. Noesis. Pp. 6-16.
Patrício, M. F. (1990). A escola cultural. Lisboa: Texto Editora.
Patrício, M. F. (1991). A área-escola no quadro da escola cultural. Evora: Aepec.
Patrício, M. F. (1991a). Educação, valores e vocações, in Aepec (Ed.) Educação pluridimensional e escola cultural. Actas do I congresso da Aepec. Évora: Aepec.
Patrício, M. F. (1993). Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta.
Patrício, M. F. (1997). A escola axiológica, in M. F. Patrício (Ed.) A escola cultural e os valores/Actas do II congresso da Aepec. Porto: Porto Editora.
Patrício, M. F. (1999, 5 de Março). A escola e a educação para a cidadania. Diário do Sul, p.22.
Patrício, M. F. (2002, Outubro). A escola cultural: o segredo da disciplina. Comunicação apresentada ao VII congresso da Aepec: Por uma escola sem violência, Evora.
Patrício, M. F. (Ed.) (1997). A escola cultural e os valores/Actas do II congresso da Aepec. Porto: Porto Editora.
Patrício, M. F. (Ed.) (2002) Globalização e diversidade/ Actas do V congresso da Aepec. Porto: Porto Editora.
Sebastião, L. (1991). Escola cultural — Escolarizar a desescolarização da sociedade, in Aepec (Ed.) Educação pluridimensional e escola cultural. Actas do I congresso da Aepec. Evora.
Vilela, M. (1997). Traços para o reordenamento do humano: O outro, a educação e a sociedade cultural, in M. F. Patrício A escola cultural e os valores/Actas do II congresso da Aepec. Porto: Porto Editora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Maria Luísa Branco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.