SABERES E PODERES
PROPOSIÇÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA INFÂNCIA, DA ESCOLA E DA FORM AÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-258Palabras clave:
Educação, Escola, Infância e FormaçãoResumen
O tema “Infância, Escola e Formação Docente”, sugere uma infinidade de percursos, caminhos e sendas pelos quais podemos circular. Este texto indicará a possibilidade de andar nos descaminhos das tramas e dos enredos que constituem as idéias de Educação e de Escola, bem como de Infância e de Formação Docente. Para tanto, partiremos de uma concepção etimológica de ‘disciplinaÂ’, procurando pensar este conceito naquilo que o define enquanto um campo de ‘saberÂ’ e de ‘poderÂ’, para então apontar uma reflexão sobre as possibilidades de um saber a respeito da Educação. Buscaremos no cinema, na literatura e nas artes plásticas possibilidades que indiquem estas tramas de sentidos no campo das práticas educativas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 César Donizetti Pereira Leite
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.