SABERES E PODERES

PROPOSIÇÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA INFÂNCIA, DA ESCOLA E DA FORM AÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • César Donizetti Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-258

Palabras clave:

Educação, Escola, Infância e Formação

Resumen

O tema “Infância, Escola e Formação Docente”, sugere uma infinidade de percursos, caminhos e sendas pelos quais podemos circular. Este texto indicará a possibilidade de andar nos descaminhos das tramas e dos enredos que constituem as idéias de Educação e de Escola, bem como de Infância e de Formação Docente. Para tanto, partiremos de uma concepção etimológica de ‘disciplinaÂ’, procurando pensar este conceito naquilo que o define enquanto um campo de ‘saberÂ’ e de ‘poderÂ’, para então apontar uma reflexão sobre as possibilidades de um saber a respeito da Educação. Buscaremos no cinema, na literatura e nas artes plásticas possibilidades que indiquem estas tramas de sentidos no campo das práticas educativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

César Donizetti Pereira Leite

Doutor em Educação e professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP- Rio Claro.

Publicado

2008-03-27

Cómo citar

LEITE, C. D. P. SABERES E PODERES: PROPOSIÇÕES E PROVOCAÇÕES A PARTIR DA INFÂNCIA, DA ESCOLA E DA FORM AÇÃO DOCENTE. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 21, n. 41, p. 155–167, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-258. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/258. Acesso em: 22 jul. 2024.