O ensino da filosofia no Brasil
considerações históricas e político-legislativas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p757-771Palabras clave:
Ensino, Filosofia, BrasilResumen
Resumo: O Ensino da Filosofia no Brasil: Considerações Históricas e Político-Legislativas é um estudo que visa compreender as condições do ensino da Filosofia no Brasil nos dias que correm. Começando com uma análise exaustiva das razões que conduziram a disciplina a ser removida do currículo do Ensino Médio durante quase todo o século XX, ainda que a mesma, curiosamente, tenha começado a ser ensinada no Brasil no século XVI, pretende este estudo discutir as raízes e os propósitos desta questão tão dilemática.
Palavras-chave: Ensino; Filosofia; Brasil.
Abstract: Philosophy Education in Brazil: Historical, Political and Legislative Thoughts is a study which focus on understanding the teaching conditions of Philosophy in Brazil nowadays. Starting with a thorough analysis of the reasons that induce the discipline to be removed from high school curriculum while throughout twentieth century, even if, curiously, Philosophy be taught in Brazil since the sixteenth century, this study aims to discuss the roots and purposes of this dilemmatic question.
Keywords: Education; Philosophy; Brazil.
Data de registro: 12/04/2013
Data de aceite: 22/01/2014
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