HISTÓRIA, POLÍTICA E IDÉIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11228Palabras clave:
Pensamento pedagógico, Partidos políticos, Políticas educacionaisResumen
Este trabalho discute dois aspectos da educação pública sul-mato-grossense de 1983 a 2003: a) o início da sua democratização ocorrida durante o primeiro governo eleito; b) a recorrência de ideias, propostas e práticas oriundas desse mesmo período em governos que o sucederam. Tendo se tratado de uma política educacional polêmica já na sua época, combatida por setores conservadores e de direita, aqui se examina as razões dessa possível continuidade. Com base em fontes primárias como documentos governamentais, programas de partidos políticos, entidades docentes e discentes, jornais, entrevistas, panfletos etc, a pesquisa considerou o primeiro governo eleito da história de Mato Grosso do Sul como parâmetro inicia da democratização da educação pública, principalmente no aspecto da gestão escolar. Cotejando a sua política educacional com os governos que o sucederam buscou-se pontuar elementos de continuidade nas políticas subsequentes, especialmente no governo de Pedro Pedrossian (1991-1995) e no de Zéca do PT (1999-2003).
Palavras-chave: Pensamento pedagógico; Partidos Políticos; Políticas educacionais.
Abstract: This article discusses two subjects of Mato Grosso do Sul's public education (1983-2003): a) the beginning of its democracy under Wilson Barbosa Martins Government (19831985); b) some ideas purposes and actions which remains after that. Polemic subject in its own time, refused by left press, what studied here is why it remains yet. Based an primary parties' programs, interviews etc, this research took the first elected government, during military regime. as the beginning of democratic public education mainly in school administration. Comparing its educational policy with the posterior governments the article emphasizes the continuity points of those policies, mainly Pedro Pedrossian (PTH. 1991-1995) and “Zeca do PT” (PT, 1999-2003) governments.
Keywords: Pedagogical Ideas; Policies Parties; Educational policies.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Fernando e outros. A reconstrução educacional no Brasil ao povo e ao governo. In: GUIRALDELLI Jr., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez Editora, 1990. p. 54-78.
BITTARA Marisa. Estado, educação e transição democrática em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Editora da UFMS, 1998.
BITTAR, Marisa, Maio Grosso do Sul: do estado sonhado ao estado construído! (1892 1997), Tese de doutorado em História. Universidade de: São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, 1997. (2 volumes).
BITTAR, Marisa. AS eleições para diretores de escolares. Correio do Estado, Campo I Grande, IOjan. 2002. Caderno A,p. 6.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação, estado e democracia no! Brasil. São Paulo: Cortez Editora; Niterói: Editorada UFF', Brasília: FLACSO, 1991.
DEWEY, John. Pida g educação, Tradutor: Anísio Teixeira. São Paulo: Abril Cilltural, 1980. (Os Pensadores),
FRANCO, Ronaldo. Os professores não ganham bem. Correio do Estado, Campo Grande, 1 25, 05.2003, Caderno A, p. 5. (Entrevista).
GRAMSCI, Antonio. Obras escolhidas. I Tradução: Manuel Cruz. São Paulo: Martins Fontes, 19.78.
KOSIK; Karek. Dialética do concreto. 2" ed. Tradução: Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LEME, Leocádia Entrevista. Campo Grande, 23 fev. 19".
LIMA, Hélio de. Uma greve seria temerosa e perigosa. Correio do Estado, Campo Grande, 09 mar. 2003. Caderno A, p. 5. (Entrevista).
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria 4e Estado de Educação. Constituinte escolar: construindo a escola cidadã. Cadernos temáticos 7, 11 e 16. Campo Grande, 2000
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Educação, uma proposta de Educação para Mato Grosso do Sul. Documento básico. Campo Grande, 1991.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Política educacional. Campo Grande, 2000.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Educação básica do 'tampo. Série Fundamentos Político-pedagógicos. Campo Grande, 2000. (Cadernos da Escola Guaicuru, no 3).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Marisa Bittar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.