A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064

Palabras clave:

Crise, Educação, Modernidade, Autoridade, Tradição

Resumen

Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.

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Biografía del autor/a

Luiz Marcos da Silva Filho, Universidade Federal de São Carlos

Foi Profesor Adjunto II de Filosofia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente realiza pós-doutorado em Filosofia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2019-12-18

Cómo citar

SILVA FILHO, L. M. da. A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação". Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 307–347, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064. Acesso em: 7 nov. 2024.