A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064Palabras clave:
Crise, Educação, Modernidade, Autoridade, TradiçãoResumen
Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.
Descargas
Citas
ADORNO, Th. O ensaio como forma. In: ADORNO, Th. Notas de literatura I. Tradução de Almeida, J. M. B. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34. 2003a.
ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Raposo, R. São Paulo: EDUSP. 2007.
ARENDT, H. Between Past and Future – Six Exercises in Political Thought. New York: The Viking Press. 1961.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Barbosa, M. W. São Paulo: Perspectiva. 2003b.
ARENDT, H. The human condition. Chicago, London: The University of Chicago Press. 1958.
ASSY, B. Prolegomenon for an ethics of visibility in Hannah Arendt. Kriterion, n. 110, p. 294-320. 2004. https://doi.org/10.1590/S0100-512X2004000200006
DUARTE, A. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra. 2000.
LAFER, C. Da dignidade da política: sobre Hannah Arendt. In: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Barbosa, M. W. São Paulo: Perspectiva. 2003c.
LAFER, C. Hannah Arendt: pensamento, persuasão e poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.
MORAES, E. J.; BIGNOTTO, N. (Org.). 2001. Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias, Belo Horizonte: Ed. UFMG.
SAHD, L. F. A. S. A noção de liberdade no Emílio do Rousseau. Trans/Form/Ação, v. 28, n. 1, p. 109-118. 2005. https://doi.org/10.1590/S0101-31732005000100006
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Luiz Marcos da Silva Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.