A educação como poiesis: um estudo conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-06

Palavras-chave:

Semiosfera, Educação, poiesis.

Resumo

A educação como poiesis: um estudo conceitual

O texto é uma abordagem reflexiva do fenômeno “educação” procurando argumentar sobre as possibilidades de constituição de um agir educacional, que se configure como poiético. Para tanto, apoia-se em dois pressupostos referenciais: a) a vida como semiosfera e b) a educação como que-fazer ligante, acompanhando o pensamento de Ortega y Gasset. A proposição de uma educação poiética se traduz, com base nesses pressupostos, como a “recolha” interpretativa de sentidos, emersos do real, que nos insere na teia sígnica, na qual o cotidiano humano se constitui. Processo no qual emergem outras construções de sentidos e o descortinar de perspectivas de ser-no-mundo. Considera-se a fundamentalidade dessa recolha na compreensão do ser humano, e em como nos educamos para o contínuo processo de humanização.

Palavras-chave: Semiosfera; Educação; Poiesis.

Education as poiesis: a study conceptual

Abstract: The text is a reflexive approach of the phenomenon "education", trying to argue about the possibilities of constitution of an educational action, that is configured as poietic. To do so, it relies on two basic assumptions: a. Life as the semiosphere, and b. Education as a link-making, accompanying the thinking of Ortega y Gasset. The proposition of a poetic education translates, on the basis of these presuppositions, as the interpretative "collection" of meanings, emanating from the real, that inserts us in the signic web, in which human daily life is constituted. Process in which other constructions of senses emerge and the perspective of being-in-the-world perspectives. It is considered the fundamentality of this collection in the understanding of the human being, and in how we educate ourselves for the continuous process of humanization.

Keywords: Semiosphere; Education; Poiesis.

Educación como poiesis: un estudio conceptual

Resumem: El texto es un enfoque reflexivo al fenómeno de la "educación", tratando de discutir sobre la creación de posibilidades de un acto educativo, que se establece como poiético. Por lo tanto, se basa en dos supuestos de referencia: a. la vida como semiosfera, y b. la educación como al-do aglutinante, siguiendo el pensamiento de Ortega y Gasset. La propuesta de una educación poética se traduce, sobre la base de estos supuestos, como la "colección" de los sentidos interpretativos, surgió el real, lo que nos sitúa en la web semiótica, en la que se constituye la vida diaria del ser humano. Proceso en el cual emergen otras construcciones de significados y perspectivas Destape de estar en el mundo. Se considera el fundamentalidad de la colección en la comprensión de los seres humanos, y cómo nos educamos al actual proceso de humanización.

Palabras clave: Semiosfera; La educación; Poiesis.

Data de registro: 22/03/2017

Data de aceite: 20/12/2017

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Bissoto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unisal (PPGE)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do PPGE do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Referências

BISSOTO, Maria Luísa. Sobre Dom Quixote e a Educação: um ensaio. Revista de Ciências da Educação, [S.l.], set. 2011. ISSN 2317-6091. Disponível em: <http://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/52/97>. Acesso em: 22 mar. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.19091/reced.v0i24.52

BOODIN, J. E. The Existence Of Social Minds. American Journal of Sociology, v. 19, p. 1- 47, 1913. https://doi.org/10.1086/212191

______. The Social Mind. New York: Macmillan Company, 1939.

CASTRO, M. A. de. Poiética e poiesis: A questão da interpretação. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.

CUNNINGHAM, D. J.; SHANK, G. D. Semiotics, an Introduction. 2012. Disponível em: <http://www.indiana.edu/~educp550/shtcrs.html>. Acesso em: 15 Jan. 2017.

DE TIENNE, A. Learning qua Semiosis. In: QUEIROZ, J; GUDWIN, R. (Org.). Proceedings of the II Workshop on Computacional Intelligence and Semiotics. São Paulo: PUC; Unicamp, 2002.

FREEMAN, W. J. A Neurobiological Interpretation of Semiotics: Meaning, Representation, And Information. Information Sciences, v. 124, p. 93-102, 2000. https://doi.org/10.1016/S0020-0255(99)00144-9

HEIDEGGER, M. Heráclito. Trad. Marcia Sá C. Schuback. 2. ed., Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

HOFFMEYER, J. Biosemiotics. An Examination into the Signs of Life and the Life of Signs. USA: University of Scranton Press, Scranton, 2008.

______. Semiotic Freedom: an Emerging Force. In: WHEELER, W. Biosemiotics. USA: JISC, 2011.

KUJAWSKI, G. de M. Ortega y Gasset: a aventura da razão. 3.ed., São Paulo: Moderna, 2003.

ORTEGA Y GASSET, J. Meditações do Quixote - comentário por Julián Marías. Tradução de Gilberto Kujawski. São Paulo: Livro Ibero-Americano Ltda, 1967.

PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia. Tradução de Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix, 1972.

SÁNCHEZ, J. E.; ORTEGA Y GASSET, J. Perspectivas: revista trimestral de educación comparada, París: Oficina Internacional de Educación, v. XXIII, n 3-4, p. 808-821, 1993.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

BISSOTO, M. L. A educação como poiesis: um estudo conceitual. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 65, p. 593–606, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37919. Acesso em: 26 jul. 2024.