Os quatérnios, a desigualdade de  Ptolomeu e o processo de inversão.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v7-2026-79325

Palavras-chave:

Quatérnios, desigualdade de Ptolomeu, inversão

Resumo

Nesse trabalho fazemos uma introdução aos Quatérnios. Discutimos como as suas operações podem ser realizadas e suas conexões com alguns resultados de geometria analítica. Também verificamos algumas propriedades dessas operações e como se relacionam com alguns resultados pouco conhecidos como por exemplo a desigualdade de Ptolomeu. Essa desigualdade envolve as normas das diferenças de quatro vetores em um espaço vetorial real com produto interno. Apresentamos uma demonstração utilizando os Quatérnios e também discutimos quando a igualdade ocorre. Por fim mostramos como esse resultado pode ser estendido utilizando o processo de inversão que generaliza a inversão de elementos dentro do Quatérnios. Para isso utilizamos alguns resultados sobre matrizes de Gram e matrizes envolvendo distâncias entre elementos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Cariello, Universidade Federal de Uberlândia

    Daniel Cariello é bacharel e mestre em matemática pela Universidade Estadual de Campinas, doutor em matemática pela Universidad Complutense de Madrid. Trabalha atualmente na Universidade Federal de Uberlândia. Tem interesse em problemas oriundos da teoria de informação quântica.

Referências

Stillwell, J. Mathematics and Its History. New York: Springer, 1989.

Herstein, I. N. Topics in algebra. John Wiley & Sons, 1991.

Lagrange, J. L. “Démonstration d’un théorème d’arithmétique”. Em: Nouveau Mémoire de l’Académie Royale des Sciences de Berlin (1770), pp. 123–133.

Hamilton, W. R. Elements of quaternions. London: Longmans, Green, & Company, 1866.

Berger, M. Geometry I. Springer Science & Business Media, 2009.

Coxeter, H. S. M. e Greitzer, S. Geometry Revisited. Mathematical Association of America, 1967.

Downloads

Publicado

2026-03-02

Como Citar

CARIELLO, Daniel. Os quatérnios, a desigualdade de  Ptolomeu e o processo de inversão. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 7, p. 1–22, 2026. DOI: 10.14393/BEJOM-v7-2026-79325. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/79325. Acesso em: 3 mar. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 87

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.