A regulamentação da lei do Novo Fundeb: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57788

Palavras-chave:

Educação Básica, Financiamento da Educação, Novo FUNDEB

Resumo

O artigo objetiva analisar os desafios e perspectivas da regulamentação do Novo Fundeb, nos PL nº 4372/2020 e PL nº 4519/2020; apresentar as principais conquistas contidas na atual EC 108/2020 e identificar as principais dificuldades e potencialidades que vêm emergindo na regulamentação da lei. O estudo tem abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental de fontes primárias e de referências bibliográficas centrais Carreira e Pinto (2007), Ximenes e Pinto (2019), Freitas (2020). Os resultados informam que a sociedade precisa estar vigilante ao processo de regulamentação do Novo Fundeb, que precisa ser detalhado em uma agenda de lutas, para poder se materializar.

Biografia do Autor

  • Marina Gleika Felipe Soares, Universidade Estadual do Piauí - Brasil

    Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente da universidade Estadual do Piauí (UESPI).

  • Samara de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Piauí - Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

  • Lucine Rodrigues Vasconcelos Borges de Almeida, Secretaria da Educação do Estado do Piauí-SEDUC/PI - Brasil

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Secretaria Estadual de Educação–Seduc/PI.

  • Lucineide Maria dos Santos Soares, Universidade Estadual do Piauí - Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

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Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos

Como Citar

SOARES, Marina Gleika Felipe; SILVA, Samara de Oliveira; ALMEIDA, Lucine Rodrigues Vasconcelos Borges de; SOARES, Lucineide Maria dos Santos. A regulamentação da lei do Novo Fundeb: desafios e perspectivas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 299–315, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57788. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57788. Acesso em: 21 abr. 2025.