AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE FATORES QUE IMPACTAM O DESEMPENHO DA LEITURA DE MAPAS TOPOGRÁFICOS DE DIFERENTES PAÍSES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A disponibilização de mapas através da Internet permite que os usuários em todo o mundo acessem informações geradas por cartógrafos e geógrafos de outros países. A hipótese desta pesquisa é que a familiaridade com um projeto cartográï¬co tem papel preponderante no processo de leitura e interpretação de mapas de uso geral, em especial os topográficos de mapeamentos sistemáticos. Nesta etapa, avaliou-se as respostas de usuários de cartograï¬a utilizando mapas topográficos brasileiros e poloneses na leitura por usuários destes países em tarefas comuns de uso de mapas. Foi elaborado um questionário aplicado através da internet para avaliação das respostas de usuários de mapas. Cinquenta e três voluntários responderam ao questionário com perguntas sobre a leitura básica de mapas topográficos brasileiros e poloneses e croquis elaborados a partir destes. Os resultados mostram que o treinamento em determinado tipo de simbologia influencia as preferências do usuário e da maneira como os mapas são lidos.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").