MÉTODO PARA ESTIMAR AS TAXAS DE EMISSÃO DE MATERIAL PARTICULADO E MONÓXIDO DE CARBONO A PARTIR DAS MEDIDAS DE ENERGIA RADIATIVA DO FOGO PROVENIENTES DO WFABBA/GOES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho avalia o emprego da energia radiativa do fogo (ERF) para estimar as emissões de material particulado com diâmetro menor que 2,5 μm (PM2,5μm) e monóxido de carbono (CO) para o período de queimadas na América do Sul. Utilizaram-se os dados provenientes dos produtos MOD04/MYD04 e o produto derivado do satélite GOES denominado WFABBA (Wildfire Automated Biomass Burning Algorithm) para calcular os coeficientes de emissão baseados na ERF para o satélite GOES e para calcular o total de gases e aerossóis emitidos para a atmosfera. Com uma correlação entre os dados de fumaça e a ERF superior a 86%, originaram-se três coeficientes que permitem estimar a quantidade de gases liberados para a atmosfera. Para o período de 15/julho a 15/novembro/2002 liberou-se na forma de ERF para a América do Sul 1,28x108 MW, com um total de 7x105 kg.s-1 de PM2,5μm e 9,6x106 kg.s-1 de CO.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PEREIRA, G.; MORAES, E. C.; SHIMABUKURO, Y. E.; CARDOZO, F. da S.; FREITAS, S. R. de; FERREIRA, N. J. MÉTODO PARA ESTIMAR AS TAXAS DE EMISSÃO DE MATERIAL PARTICULADO E MONÓXIDO DE CARBONO A PARTIR DAS MEDIDAS DE ENERGIA RADIATIVA DO FOGO PROVENIENTES DO WFABBA/GOES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 4, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n4-43697. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43697. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").