Estudo Geoambiental do Município de Bom Jardim - RJ, com Suporte de Geotecnologias: Subsídios ao Planejamento de Paisagens Rurais Montanhosas / Geoenvironmental study of municipality of Bom Jardim - RJ, with support of geographical information system: subsidies to planning of mountainous rural landscapes
PDF

Como Citar

FILHO, B. C.; POLIVANOV, H.; GUERRA, A. J. T.; CHAGAS, C. da S.; JÚNIOR, W. de C.; CALDERANO, S. B. Estudo Geoambiental do Município de Bom Jardim - RJ, com Suporte de Geotecnologias: Subsídios ao Planejamento de Paisagens Rurais Montanhosas / Geoenvironmental study of municipality of Bom Jardim - RJ, with support of geographical information system: subsidies to planning of mountainous rural landscapes. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 22, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9813. Acesso em: 16 ago. 2022.

Resumo

O estudo teve o objetivo de produzir informações físico-bióticas dos elementos componentes da paisagem, visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental de paisagens rurais montanhosas na serra dos Órgãos, ocupadas com agricultura familiar. Com suporte de geotecnologias, o trabalho combinou técnicas de mapeamento digital, produtos de sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica (SIG) e modelo digital de elevação (MDE), buscando otimizar os mapeamentos temáticos no campo e facilitar a geração de mapas derivados e interpretações úteis ao planejamento da área. Os procedimentos utilizados envolveram a geração de bancos de dados digitais nos SIGs, e a geração de dados básicos no campo, através de mapeamentos temáticos do meio físico, que foram associadas com informações socioeconômicas, de pluviosidade e de áreas protegidas por legislação especifica ou reservas existentes, constituindo assim, um conjunto de informações agro-socioambientais em meio digital. Os resultados produzidos permitiram discriminar e caracterizar aspectos físicos e ecológicos dos elementos componentes da paisagem, contribuindo para a melhor compreensão dos recursos ambientais com suas potencialidades e limitações, além de contribuir para planejamento geoambiental e elaboração do plano de manejo conservacionista da área. Palavras-chaves: Mapeamento digital; diagnóstico geoambiental; modelo digital de elevação; manejo do solo e água.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...