Detecção de mudanças na cobertura vegetal natural do Cerrado por meio de dados de radar (Sentinel-1A) e plataforma Google Earth Engine
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

Savana
Oeste da Bahia
sensoriamento remoto
retroespalhamento

Como Citar

RODRIGUES, T. da S.; SANO, E. E.; PRIETO, J. D.; DE ALMEIDA, T.; CHAVES, J. M. Detecção de mudanças na cobertura vegetal natural do Cerrado por meio de dados de radar (Sentinel-1A) e plataforma Google Earth Engine. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-46315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46315. Acesso em: 7 ago. 2022.

Resumo

A detecção de mudanças na cobertura vegetal natural do Cerrado vem sendo conduzida por meio de imagens orbitais ópticas. Com a disponibilização sem custos das imagens de radar do satélite Sentinel-1A, omonitoramento contínuo e em tempo quase real de mudanças na sua cobertura vegetal natural tornou-seuma realidade. O objetivo desse estudo éanalisar o potencial das imagens do satélite Sentinel-1A para detecçãode mudanças na cobertura vegetal natural do Cerrado para fins de fiscalizaçãoe controle de desmatamentos ilegais. A área-teste selecionada foi o Oeste da Bahia. Foram consideradas duas cenas do Sentinel-1A obtidas em 03 de outubro de 2016 (T0) e 27 de outubro de 2017(T1) na banda C, resolução espacial de 20 metrosepolarizações VV e VH. Um conjunto de 159 polígonos de desmatamento identificados em oito cenas do satélite Landsat-8 Operational Land Imager(OLI) de 2016 e 2017 foram utilizados como áreas de treinamento para definir os coeficientes de retroespalhamento () típicos de áreas de mudanças na cobertura vegetal natural da área-teste. O potencial de detecção de mudanças foi analisado por meio de gráficos boxplotenvolvendo valores de derivados da razão T1/T0(sem filtragem e processados pelos filtros Refined Lee e Quegan & Yu). Foram considerados três limiares de mudançapara cada polarização.Todo o processamento deimagens de radar foirealizado na plataforma Google Earth Engine. O melhor resultado foi obtido para a combinação VH, Refined Lee e limiar 0,60, a qual apresentou 95% de acurácia e 39% de omissão.

https://doi.org/10.14393/SN-v31-2019-46315
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...