Caracterização espectro-temporal de pastagens do Triângulo Mineiro utilizando dados modis EVI2 (2000-2010) / Spectral and Temporal Characterization of Pastures from Triangulo Mineiro, State of Minas Gerais, using data MODIS EVI2 (2000-2010)
PDF

Palavras-chave

Índice de vegetação
sensoriamento remoto
mapeamento

Como Citar

ANJOS, V. S.; SANO, E. E.; BEZERRA, H. da S.; ROSA, R. Caracterização espectro-temporal de pastagens do Triângulo Mineiro utilizando dados modis EVI2 (2000-2010) / Spectral and Temporal Characterization of Pastures from Triangulo Mineiro, State of Minas Gerais, using data MODIS EVI2 (2000-2010). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/14478. Acesso em: 8 ago. 2022.

Resumo

Pastagens cultivadas são as classes de cobertura de terras mais representativas de três municípios (Araguari, Uberaba e Uberlândia) que fazem parte da mesorregião do Triângulo Mineiro no extremo oeste de Minas Gerais. O objetivo dessa pesquisa foi conduzir estudos de caracterização espectro-temporal das pastagens cultivadas dos três municípios acima referidos por meio de séries temporais do satélite MODIS EVI2 (índice de vegetação realçado do sensor Moderate Resolution Imaging Spectrorradiometer do período 2000-2010). Para isso, foram selecionadas 25 áreas de pastagens cultivadas da espécie Brachiaria e mais três áreas ocupadas por cultura agrícola, floresta estacional e savana gramíneo-lenhosa. Séries temporais do MODIS EVI2 foram obtidas do portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e analisadas por meio de gráfico de linhas, análise de agrupamento hierárquico e somatório dos índices de vegetação. Resultados indicaram que é possível discriminar pastagens cultivadas de outras classes de cobertura de terras da região e que a somatória de valores de EVI2 de toda a série histórica pode aumentar consideravelmente essa capacidade de discriminação. A maioria das pastagens cultivadas apresentaram assinaturas espectro-temporais distintas. A substituição da pastagem por outros tipos de cobertura de terras (por exemplo, cultura agrícola e vice-versa) é facilmente identificada na série temporal considerada.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...