L´ œuvre comme méta-corps
Éliane Chiron, «Loisirs de la vie moderne», colagem de imagens digitais, impressão jato de tinta sobre papel  (53x40 cm), 2015.
PDF (Français (Canada))

Palabras clave

obra
metacorpo
semiologia
cor
percepção

Cómo citar

Croce, C. (2024). L´ œuvre comme méta-corps. Revista Estado Da Arte, 4(2). https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71542
Share |

Resumen

No texto intitulado “A Obra como Metacorpo”, Cecile Croce apresenta uma análise semiológica das obras de Eliane Chiron, destacando suas significativas contribuições ao examinar a interação entre cor, matéria e imagem. A autora introduz a perspectiva de uma economia vital na qual. somos moldados pelo ambiente que nos rodeia, e o que é “infundido” em nós dá substância à nossa percepção, nomeadamente através do trabalho de Eliane Chiron intitulado “Les Nageurs”, ela destaca como estas figuras parecem infundir luz na cor através dos seus movimentos. , imbuindo um vermelho vibrante enquanto percorre suas veias e carne. Essas reflexões ampliam nossa compreensão sobre a interligação entre cor, material, corpo e arte. As suas ideias lançam as bases para novas contemplações estéticas e filosóficas, provocando questões sobre os limites e possibilidades da expressão artística, bem como sobre a nossa própria experiência como espectadores.

https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71542
PDF (Français (Canada))

Citas

ANDRIEU, Bernard (dir.). Arts immersifs. Dispositifs et expériences. Revue d’études esthétiques Figures de l’art 26, Pau, PUPPA, 2012.

ARASSE, Daniel. Anachroniques. Paris: Gallimard, 2006

BLANCHARD, Pascal; BOËTSCH, Gilles ; CHEVE, Dominique (dir.). Corps et couleurs. Paris: CNRS éditions, 2008.

BRUSATIN, Manlio. Histoire des couleurs. Paris: Flammarion, 1986.

BURKE, Edmund. Recherche philosophique sur l’origine de nos idées du sublime et du beau. Paris: Libraires philosophiques, 1990.

CHIRON, Eliane. L’Enigme du visible: poïétique des arts visuels. Paris: Publications de la Sorbonne, 2013.

DAVID, Christian; ARTIERES, Michel; HERSANT, Yves; GAGNEBIN, Murielle; RABATE, Jean-Michel. Question De Couleurs: IXème Rencontres Psychanalytique D’aix-En-Provence. Confluents psychanalytiques. Paris: Les Belles Lettres, 1991.

DESANGES, Guillaume; PIRON, François. As I Lay living. In: DESANGES, Guillaume; PIRON, François (ed.). Absalon Absalon. Bordeaux : CAPC / Les éditions Paraguay, 2021. Catalogue de l’exposition.

GAGNEBIN, Murielle. L’irreprésentable ou les silences de l’œuvre. Paris: PUF Ecritures, 1984.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Traité des couleurs. Paris: Centre Triades, 1990.

GOLDBERG, Itzhak. Installations. Paris: CNRS éditions, 2014.

KANT, Emmanuel. Critique de la faculté de juger. Paris: Vrin, 1986.

LEBOVICI, Elisabeth. Habiter, Habituer. In: ABSALON. Cellule 516 zone d’art habitée.Paris: Dilecta, 2014. Catalogue de l’exposition.

MARTIN, Jennifer; MASSU, Claude; NICHOLS, Sarah; PARRIGORIS, Alexandra; RIOUT, Denys ; TRAVIS, David. La peinture à l’américaine. In: L’art des Etats Unis, Paris : Citadelle Mazenod, 1992, p. 251-257.

MOREIRA, Camila. Simposio International do Nucleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE), Institut de Arte/ Universidade Federal de Uberlandia, Brasil, 10-13 septembre 2012 (en ligne sur https://www.nuppe.art.br/simposio2012/anais/PDF/CamilaMoreira-RaphaelLarre.pdf).

PIERRE, Arnaud. L’immatériel de Soto et la peinture du continuum. In: JESUS RAFAEL SOTO. Paris: Galerie Nationale du Jeu de Paume/Réunion des Musées Nationaux, 1997.

WAJCMAN, Gérard. Fenêtre. Chroniques du regard et de l’intime. Paris: Verdier, 2004. Col. Philia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.