Resumen
O texto trata-se de uma resenha crítica da publicação Eco - Lógicas Latinas, a qual realiza uma cartografia das práticas artísticas em oito países da América Latina de artistas que abordam os temas “ecologia” e “arte”. Apresenta também a exposição “Vitalidades” com trabalhos de dezesseis artistas. Os trabalhos são apresentados em uma perspectiva metodológica da “ecosofia” articulada por Félix Guattari, no qual os temas ecológicos são apresentados em uma abordagem filosófica. A publicação amplia a abordagem arte e ecologia ao considerar o equilíbrio e a relação entre os seres vivos – humanos, animais, vegetais, artificiais, e seus ambientes diretos e indiretos, incluindo o digital. Neste sentido, consideramos que os trabalhos apresentados filiam -se à perspectiva , além de Félix Guattari, de autores como Bruno Latour que questionam a dualidade “natureza e cultura” a partir da modernidade ocidental e desenvolve uma teoria remetendo à Hipótese de Gaia, para a análise das mudanças ambientais, dos quais a crise climática é a face mais visível.
Referencias
Guattari, Félix. As três ecologias. 21ª edição. Campinas: Papirus, 2012.
Haraway ,Donna J. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthluceno. São Paulo: N-1 Edições,2023.
Latour , Bruno . Jamais fomos modernos. 2 ª edição. Rio de Janeiro: Edições 34,2009.
Latour. Bruno. Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo: UBU Editora, 2020.
Latour. Bruno. Políticas da natureza: como associar as ciências à democracia. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
Lemos. Beatriz. Vitalidades. Exposição Coletiva, in:Ticoulat, F. Siqueira, J.P. (orgs.) Eco-Lógicas Latinas. São Paulo: Act Editora, 2022.
Marcondes, Maria José A. Les paysages du sud: paysages critiques et dystopie , Revue Artelogie , mai 2017, numero 10 , consulté le 02 novembre 2024.
URL :http://journals.openedition.org/artelogie/885 , https://doi.org/10.4000/artelogie.885
Ticoulat, Fernando, Siqueira, João P. (orgs.) Eco-Lógicas Latinas. São Paulo: Act Editora, 2022.
Tsing, Anna L. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno, Brasília: Editora Mil Folhas, 2023.

