L´ œuvre comme méta-corps
Éliane Chiron, «Loisirs de la vie moderne», colagem de imagens digitais, impressão jato de tinta sobre papel  (53x40 cm), 2015.
PDF (Français (Canada))

Palavras-chave

obra
metacorpo
semiologia
cor
percepção

Como Citar

Croce, C. (2024). L´ œuvre comme méta-corps. Revista Estado Da Arte, 4(2). https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71542
Share |

Resumo

No texto intitulado “A Obra como Metacorpo”, Cecile Croce apresenta uma análise semiológica das obras de Eliane Chiron, destacando suas significativas contribuições ao examinar a interação entre cor, matéria e imagem. A autora introduz a perspectiva de uma economia vital na qual. somos moldados pelo ambiente que nos rodeia, e o que é “infundido” em nós dá substância à nossa percepção, nomeadamente através do trabalho de Eliane Chiron intitulado “Les Nageurs”, ela destaca como estas figuras parecem infundir luz na cor através dos seus movimentos. , imbuindo um vermelho vibrante enquanto percorre suas veias e carne. Essas reflexões ampliam nossa compreensão sobre a interligação entre cor, material, corpo e arte. As suas ideias lançam as bases para novas contemplações estéticas e filosóficas, provocando questões sobre os limites e possibilidades da expressão artística, bem como sobre a nossa própria experiência como espectadores.

https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71542
PDF (Français (Canada))

Referências

ANDRIEU, Bernard (dir.). Arts immersifs. Dispositifs et expériences. Revue d’études esthétiques Figures de l’art 26, Pau, PUPPA, 2012.

ARASSE, Daniel. Anachroniques. Paris: Gallimard, 2006

BLANCHARD, Pascal; BOËTSCH, Gilles ; CHEVE, Dominique (dir.). Corps et couleurs. Paris: CNRS éditions, 2008.

BRUSATIN, Manlio. Histoire des couleurs. Paris: Flammarion, 1986.

BURKE, Edmund. Recherche philosophique sur l’origine de nos idées du sublime et du beau. Paris: Libraires philosophiques, 1990.

CHIRON, Eliane. L’Enigme du visible: poïétique des arts visuels. Paris: Publications de la Sorbonne, 2013.

DAVID, Christian; ARTIERES, Michel; HERSANT, Yves; GAGNEBIN, Murielle; RABATE, Jean-Michel. Question De Couleurs: IXème Rencontres Psychanalytique D’aix-En-Provence. Confluents psychanalytiques. Paris: Les Belles Lettres, 1991.

DESANGES, Guillaume; PIRON, François. As I Lay living. In: DESANGES, Guillaume; PIRON, François (ed.). Absalon Absalon. Bordeaux : CAPC / Les éditions Paraguay, 2021. Catalogue de l’exposition.

GAGNEBIN, Murielle. L’irreprésentable ou les silences de l’œuvre. Paris: PUF Ecritures, 1984.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Traité des couleurs. Paris: Centre Triades, 1990.

GOLDBERG, Itzhak. Installations. Paris: CNRS éditions, 2014.

KANT, Emmanuel. Critique de la faculté de juger. Paris: Vrin, 1986.

LEBOVICI, Elisabeth. Habiter, Habituer. In: ABSALON. Cellule 516 zone d’art habitée.Paris: Dilecta, 2014. Catalogue de l’exposition.

MARTIN, Jennifer; MASSU, Claude; NICHOLS, Sarah; PARRIGORIS, Alexandra; RIOUT, Denys ; TRAVIS, David. La peinture à l’américaine. In: L’art des Etats Unis, Paris : Citadelle Mazenod, 1992, p. 251-257.

MOREIRA, Camila. Simposio International do Nucleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE), Institut de Arte/ Universidade Federal de Uberlandia, Brasil, 10-13 septembre 2012 (en ligne sur https://www.nuppe.art.br/simposio2012/anais/PDF/CamilaMoreira-RaphaelLarre.pdf).

PIERRE, Arnaud. L’immatériel de Soto et la peinture du continuum. In: JESUS RAFAEL SOTO. Paris: Galerie Nationale du Jeu de Paume/Réunion des Musées Nationaux, 1997.

WAJCMAN, Gérard. Fenêtre. Chroniques du regard et de l’intime. Paris: Verdier, 2004. Col. Philia.

Downloads

Não há dados estatísticos.