Resumo
A entrevista com Yuko Mohri resultou do encontro virtual entre a artista e o grupo de pesquisa "O Espaço Delas" (Artes Visuais - UFU), coordenado pela profa. Tatiana S. Ferraz, no dia 6 de outubro de 2021. O encontro foi promovido pela curadora da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen, por ocasião da exposição individual de Yuko na JHSP em 2021, e de sua participação na 34ª Bienal de São Paulo no mesmo ano. A artista vem trabalhando no campo da instalação e da escultura há mais de duas décadas; suas obras exploram a natureza de fenômenos que estão em constantes mudanças devido a diversas condições, especialmente àquelas ligadas ao ambiente. Mohri também atua como professora no Programa de Prática Artística Global da Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Tóquio. O encontro foi uma grande oportunidade de conhecer os processos de criação da artista, suas ideias sobre arte contemporânea, escultura e ensino de arte, e alimentou a troca de experiências entre produtoras mulheres dos dois países, especialmente aquelas que atuam no campo ampliado da escultura e na docência universitária.
Referências
BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 34. 34ª Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 2021. Disponível em: http://34.bienal.org.br/artistas/7335. Acesso em: 4 abr. 2023.
YUKO MOHRI. Site da artista. Disponível em: https://mohrizm.net/. Acesso em: 4 abr. 2023.
"PARADE", exposição de Yuko Mohri. São Paulo: Japan House, 2021. Disponível em: https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/parade-um-pingo-pingando-uma-conta-um-conto-yuko-mohri/. Acesso em: 4 abr. 2023.