Resumo
Esta pesquisa analisa a obra “Days” (2009) do artista norte-americano Bruce Nauman, exibida no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) de outubro de 2018 a fevereiro de 2019 na exposição “Bruce Nauman: Disappearing Atts”. Investigamos “Days” a partir do apagamento da imagem visual no estabelecimento de um espaço adequado ao surgimento de imagens sonoras, discutindo a relação entre silêncio e ruído, voz e loop como forma de gerar uma escuta da obra. Para tanto, consideramos as formulações de John Cage, Brandon LaBelle e do artista e teórico brasileiro Rodolfo Caesar, em uma espécie de escrita que também ocorre em uma espécie de loop que libera e retoma alguns aspectos de “Days”. Recorremos, ainda, a autores que têm investigado a obra do artista, entre eles Constance M. Lewallen e Barbara Rose. Finalmente, a pesquisa também se preocupa com a questão do tempo a partir da ordenação dos dias da semana e como o artista lida com isso. Para tanto, recorremos a Jonathan Crary, que tem lidado com questões de tempo na vida contemporânea.