Políticas públicas, raça e religião no sistema de ensino em Juazeiro do Norte / Les Polítiques Publiques, La Race Et La Religion Dans Le Sisteme Educatif A Juazeiro Do Norte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n1a2013-24065Resumo
RESUMO: O artigo é derivado de uma pesquisa de mestrado onde buscou-se compreender os significados e sentimentos que as crianças candomblecistas da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, construíam sobre as suas experiências escolares. Analisou-se as políticas públicas para a educação, e mais especificamente, para a educação de crianças de religiões afrodescendentes na busca de compreensão dos processos de implementação destas políticas e da garantia de acesso a uma educação de qualidade a todos os brasileiros. Concluímos ser a escola e a disciplina de ensino religioso mais um espaço de discriminações múltiplas e intolerância religiosa.
RÉSUMÉ: L'article fait partie des réflexions de notre recherche oú nous cherchions á comprendre les sentiments que les enfants candomblistes de la ville de Juazeiro do Norte, dans l'Etat du Ceará, au Bresil, construisent sur leurs experiences scolaires. Nous nous sommes interêssé sur les politiques publiques dans l'education, et plus specifiquement dans l'education des élèves de religions d'origine africaine pour but de compréhension des processus d'etablissement et application de ces politiques, nous avons observé leur impact et capacité de s'appliquer dans leur objectif principal qui est garantir l'accès à une éducation de qualité á tous les Bresiliens. Nous concluons que l'école et l'éducation religieuse sont un espace de plus oú se deroulent des multiples discriminations et l'intolérance religieuse.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.