Sobre a Revista

REPOD - REVISTA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EM DEBATE

REPOD é uma Revista Eletrônica vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Sua política editorial reconhece a legitimidade do dissenso, da polêmica e da diversidade de concepções e matrizes teóricas como algo próprio e inerente aos espaços democráticos. Destarte, a filosofia, as políticas e práticas da Revista estão ancoradas nos princípios da pluralidade, da liberdade e autonomia intelectual, priorizando os efeitos e contributos de cada produção singular para a produção coletiva das sínteses e novas antíteses.

  • Periodicidade: Publicação Quadrimestral 
  • Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
  • Fundação: 2011  Primeira publicação: 2012
  • E-ISSN: 2238-8346 (versão eletrônica)
  • Prefixo DOI: 10.14393
  • Endereço: Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica, Bloco G, Sala 153. Uberlândia - MG, Brasil.
  • E-mail: repod@ufu.br
  • Unidade: Faculdade de Educação (FACED) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Financiamento: Universidade Federal de Uberlândia 
  • Editora: Universidade Federal de Uberlândia - Portal de Periódicos UFU
  • Qualis CAPES (2017-2020):  A3

 

FOCO E ESCOPO

REPOD - Revista Educação e Políticas em Debate, tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas e experiências acerca da área de políticas públicas de educação e temas afins que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem científica dos temas. Os conteúdos veiculados destinam-se principalmente a estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de políticas educacionais, mas também aos demais interessados pela área de educação e humanidades em geral.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO do manuscrito

1º) Quanto à Forma e à Política de Plagio: 

  1. Os manuscritos encaminhados à Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) são recebidos pelo Comitê Editorial, o qual realiza uma análise quanto à adequação ao foco/escopo da Revista e quanto ao atendimento das normas técnicas e de formatação, conforme template disponível para cada seção.
  2. Todos os manuscritos submetidos passam por um programa de antiplágio, antes de serem encaminhados aos pareceristas ad hoc. Mais informações: ver POLÍTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁGIO E AUTOPLÁGIO

 2º) Quanto ao Mérito: 

  1. A REPOD adota o sistema de avaliação anônima, com revisão cega por pares. Caso o manuscrito cumpra os critérios estabelecidos pela política editorial da revista e suas normas, será encaminhado a dois pareceristas ad hoc externos, com produção relacionada à temática, para ser avaliado quanto ao mérito. Os nomes dos pareceristas são mantidos em sigilo e são divulgados apenas na lista anual de pareceristas.
  2. Os pareceristas possuem uma semana (7 dias) para manifestar disponibilidade ou recusa para avaliar o manuscrito e, em caso de aceite, terão três (3) semanas (21 dias) para avaliar e enviar o parecer conforme o formulário (modelo - ficha de avaliação) da revista. Caso o avaliador não tenha disponibilidade, os Editores encaminharão o manuscrito para um próximo avaliador, até conseguir dois avaliadores disponíveis.
  3. Os pareceristas poderão recomendar: a aceitação, a recusa ou sugerir reformulações do manuscrito. No caso de aceite com reformulações, o manuscrito retornará aos pareceristas para avaliação final.
  4. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o manuscrito é devolvido ao autor com a apresentação da exposição de motivos em forma de parecer editorial e é também arquivado no sistema da REPOD. Em caso de divergência entre os dois primeiros pareceristas, o manuscrito será encaminhado a um terceiro parecerista.
  5. Após a conclusão dos trabalhos dos pareceristas ad hoc, os membros da Comissão Editorial da Revista (para manuscritos de demanda contínua) e os organizadores de dossiê decidirão sobre a pertinência da publicação no periódico e elaborarão um parecer a ser encaminhado ao(à) autor(a) que submeteu o texto, informando-lhe a decisão editorial.
  6. Caso o manuscrito seja aceito, o(a)(s) autor(a)(es) terá(ão) até 21 dias para enviar, via sistema de submissão da Revista, a versão final do manuscrito com as revisões recomendadas pelos avaliadores. O processo de submissão, avaliação e comunicação dos manuscritos submetidos ocorre pelo sistema eletrônica da Revista (OJS).
  7. Não há possibilidade de recurso quando o manuscrito for recusado ou reprovado para publicação.

3º) Quanto à condição para publicação dos artigos aprovados 

No momento do envio da versão final do manuscrito o(a)a autor(a) responsável pela submissão deverá anexar no sistema os seguintes arquivos:    

a) Artigo em versão final com as demandas solicitadas no parecer editorial.

b) Versão integral do texto traduzida para o inglês, para a publicação bilíngue na revista (na versão traduzida colocar uma nota de rodapé, no título do artigo, com a identificação do nome do responsável pela tradução, com o seu respectivo email). No caso de originais redigidos em inglês, espanhol ou francês a versão integral da tradução do texto em português.

c) Declaração de Originalidade, de Autoria e de Responsabilidade.   

d) Declaração de Revisão Ortográfica de Língua Portuguesa do Manuscrito e dos Resumos de Línguas Estrangeiras (espanhol e inglês), que conste nome de revisor especialista na língua. 

Obs. 1: Casos omissos serão apreciados pelo Comitê Editorial da REPOD.

O tempo médio de tramitação do processo avaliativo para artigos de Demanda Contínua é de até 4 (quatro) meses entre a submissão do texto e o encaminhamento do Parecer Editorial. Para os manuscritos aprovados, o tempo médio é de até 12 meses, entre a submissão e a publicação.

Atualizado em 19/03/2024

POLÍTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁGIO E AUTOPLÁGIO 

1- A publicação na revista está condicionada à assinatura do termo de "Declaração de Originalidade, Autoria e de Responsabilidade".
2- A revista adota ferramenta de identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos.
3- Diante da identificação de plágio e/ou autoplágio durante o processo editorial, os editores solicitarão esclarecimento ao(à)(s) autor(a)(s)(es) e, quando necessário, notificarão o arquivamento do manuscrito.
4- Na etapa de verificação, será considerado o seguinte:
 i) No caso de livros, capítulos de livros, artigos e textos de divulgação, poderá haver incidência de até 30% de autoplágio, excluindo-se do referido percentual as citações e referências. Caso esse limite seja ultrapassado, o manuscrito será recusado.
 ii) No caso de textos que já estão disponíveis ao acesso público em repositórios de dissertações e teses, será admissível uma incidência de 70% de autoplágio, excluindo-se do referido percentual as citações e referências. Nesse caso, deverá constar uma nota explicativa fazendo a referência à primeira publicação, nota esta que deverá ser incluída no título do trabalho após o processo de avaliação anônima e de revisão dupla cega por pares. Caso esse limite seja ultrapassado, o artigo será recusado. Somente após passar pelo software de antiplágio e atendidas as exigências é que o manuscrito será encaminhado para os(as) avaliadores(as). 

iii) No caso de identificação de plágio, em qualquer percentual, a revista notificará o responsável pela submissão e arquivará o texto submetido.  
5- Caso ocorra a indicação (por um autor, leitor ou outro usuário) de plágio em um artigo já publicado na revista, os editores avaliarão tais manifestações. Caso seja confirmado o plágio, o manuscrito será retirado da plataforma da revista e os editores entrarão em contato com o(a)(s) autor(a)(s)(es) que tiveram seus direitos autorais violados, esclarecendo o ocorrido.

CONDUTA ÉTICA 

A Revista Educação e Políticas em Debate recomenta que o(a) autor(a) com proposta de artigo científico que publiquem resultados de pesquisas feitas com seres humanos tenham a devida aprovação no âmbito do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos. Sugere-se, ainda, fazer referência à aprovação do Comitê no corpo do texto, com a respectiva indicação do número de registro em nota de rodapé.


POLÍTICA DE ISENÇÃO DE TAXAS 

A REPOD não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

 

SISTEMA DE GESTÃO ONLINE

A REPOD usa o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project (PKP) sob a licença General Public License (GNU).


POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Licença

Acesso Aberto:

A REPOD disponibiliza gratuitamente o acesso imediato, livre e aberto ao seu conteúdo, o qual os usuários podem acessar, pesquisar, ler, baixar, divulgar, imprimir e/ou utilizá-lo para outros fins, desde que respeitando a legislação nacional dos direitos autorais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR  

POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO E PRESERVAÇÃO 

A REPOD usa o sistema LOCKSS (sistema criado pela Universidade de Stanford para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes). O Programa LOCKSS fornece serviços e tecnologias de código aberto para preservação digital e restauração.

POLÍTICA DE REPOSITÓRIO 

A REPOD é indexada no Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim), o qual possui disponibilidade de repositório de acesso aberto e permite o armazenamento no padrão "verde", versões pré-print e pós-print do documento pelo(a) autor(a).

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Revista Educação e Políticas em Debate, volume, número, páginas).

POLÍTICA DE DECLARAÇÃO E PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

DIRETRIZES DE CONDUTA  ÉTICA

A Revista Educação e Políticas em Debate recomenda que:

O(a) autor(a) com proposta de artigo científico que publique resultados de pesquisas feitas com seres humanos, tenha a devida aprovação no âmbito do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos.
Sugere-se, ainda, que seja feito referência à aprovação do Comitê no corpo do texto com a respectiva indicação do número de registro em nota de rodapé.

 

Atualizado em 19/03/2024

 

Atualizado em 20-06-2023