O direito à educação e os princípios de universalidade, gratuidade e obrigatoriedade nos planos municipais de educação das capitais da Região Centro-Oeste do Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70632

Mots-clés :

Direito à educação, Universalidade, Gratuidade, Obrigatoriedade, Plano Municipal de Educação

Résumé

Neste estudo discutimos o direito à educação nos Planos Municipais de Educação (PMEs) das capitais da Região Centro-Oeste do país a partir da análise dos princípios de universalidade, gratuidade e obrigatoriedade da pré-escola e do ensino fundamental. Em uma abordagem qualitativa, realizou-se pesquisa documental, analisando os indicadores educacionais, as metas relativas ao Plano Nacional de Educação (2014-2024), os PMEs e os respectivos relatórios de monitoramento. O estudo dialoga com a literatura crítica sobre o tema e as análises indicaram que o direito à educação está presente nos planos analisados. Contudo, a complexidade que envolve a implementação dos PMEs como política pública no processo de materialização do direito à educação incide diretamente na fragilidade do monitoramento de sua execução.

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Bibliographies de l'auteur-e

Anário Dornelles Rocha Júnior, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do curso de Educação Física na Universidade Estadual de Goiás. Brasil.

Karine Nunes de Moraes, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Brasil.

João Ferreira de Oliveira , Universidade Federal de Goiás - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Brasil.

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Publié-e

2023-12-31

Comment citer

ROCHA JÚNIOR, A. D.; MORAES, K. N. de; OLIVEIRA , J. F. de. O direito à educação e os princípios de universalidade, gratuidade e obrigatoriedade nos planos municipais de educação das capitais da Região Centro-Oeste do Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70632. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70632. Acesso em: 27 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO